Encontro regional debate qualidade dos exames laboratoriais para Tuberculose e Hanseníase

Encontro regional debate qualidade dos exames laboratoriais para Tuberculose e Hanseníase

Categoria:

Compartilhar:

Encontro regional debate qualidade dos exames laboratoriais para Tuberculose e Hanseníase

O Laboratório Regional de Santo Ângelo, pertencente à Rede de Laboratórios Regionais do Laboratório Central do Estado (IPB-Lacen), da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), promoveu nesta quarta-feira, dia 27, encontro da Tuberculose e Hanseníase no auditório da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Em homenagem ao dia de falecimento de Robert Koch, descobridor do bacilo de Koch, o evento teve como objetivo dialogar, motivar e capacitar farmacêuticos bioquímicos, médicos e enfermeiros do Programa da Tuberculose e Hanseníase de 24 municípios, além dos laboratórios que realizam os exames de baciloscopia para Tuberculose.
Inicialmente, a enfermeira do Programa Estadual da Tuberculose e Hanseníase, Lisete dos Anjos, explanou sobre os programas disponíveis aos municípios que pactuam na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e os agravos referentes à Tuberculose e Hanseníase, bem como relatou os históricos das duas doenças e sua experiência neste programa que atua há sete anos. Em seguida, o microbiologista, oficial farmacêutico do Exército Brasileiro, Mateus Fucks, palestrou, ressaltando os procedimentos de coleta das amostras para Tuberculose e Hanseníase e principalmente a importância na padronização dos processos para se obter um resultado confiável.
No encontro, a farmacêutica bioquímica responsável pelo Laboratório Regional de Santo Ângelo, Taís Pozza, abordou sobre o método utilizado pela FEPPS para cultura de micobactérias, de Ogawa-Kudoh, que promove segurança, praticidade e agilidade no processamento das amostras, conforme o Programa de Gestão da Qualidade que a Fepps/IPB-Lacen atua, frente aos procedimentos laboratoriais preconizados pelo Ministério da Saúde.
Segundo ela, o principal objetivo foi promover a participação dos laboratórios de análises clínicas, que realizam as baciloscopias para o Programa da Tuberculose e Hanseníase no âmbito do SUS, no controle de qualidade externo desenvolvido pelo IPB-Lacen. “Este controle é uma atividade orientadora e educacional que propicia a melhoria contínua da qualidade e avaliação externa que permite que os laboratórios avaliem suas capacidades pela comparação dos resultados dos seus exames aos dos outros, dentro da rede de laboratórios”, explica. Defendeu ainda a humanização dos profissionais que atuam em contato com os pacientes destes agravos. “Tal cuidado é primordial para que se obtenha o sucesso no tratamento da Tuberculose e Hanseníase, visto a maior incidência destes, são pessoas em condições de vida especiais, como moradores de rua e presidiários”, concluiu.
O evento contou com a colaboração e apoio do diretor do IPB-Lacen Fernando Kappke, da chefe da Divisão de Laboratórios de Saúde Pública (Dilasp) Laura Londero Cruz, do farmacêutico bioquímico do Laboratório de Micobactérias do IPB-Lacen Joceli Carollo, do coordenador regional de Saúde, Antonio Sartori e da coordenadora-adjunta Margarete Forlin, responsáveis pelo Programa Estadual da Tuberculose e Hanseníase na 12ªCRS, além dos colaboradores do Laboratório Regional de Santo Ângelo Neli Scholofeldt, Iolanda Forlin e Marcos da Silva.

Confira outras notícias

thumb site

AMRIGS celebra formatura de novos especialistas do Hospital São Lucas da PUCRS

Em um momento repleto de emoções e conquistas, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) participou da cerimônia de formatura dos residentes do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), realizada no Salão de Atos no dia 22 de fevereiro. O pres...
thumb site

Hospital Ernesto Dornelles forma 29 residentes em 12 especialidades médicas

A noite de quarta-feira, dia 21 de fevereiro, foi marcada pela formatura de mais uma turma do Programa de Residência Médica do Hospital Ernesto Dornelles, parceiro da Prova AMB/AMRIGS, aplicada anualmente. A cerimônia, que aconteceu no Clube Sogipa em Porto Alegre, contou com a presença do presid...
WhatsApp Image 2024-02-20 at 11.34.45 AM

Crescimento da Prova AMB/AMRIGS é pauta em reunião com AMB e federadas brasileiras

Na noite do dia 19 de fevereiro, representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), da Associação Médica Brasileira (AMB) e das federadas dos estados do Ceará (CE), Pará (PA), Pernambuco (PE), Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (SC) e Maranhão (MA) reuniram-se de forma híbrida pa...
plugins premium WordPress