As entidades Médicas e Hospitalares, como o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS), Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Estado e Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), se reuniram no dia 8 na sede do Sindicato. O objetivo foi debater questões e estratégias relacionadas à nova gestão do IPE. Na manhã do mesmo dia, o presidente da autarquia, José Alfredo Parode, tomou posse.
O diretor da Comissão Estadual de Honorários Médicos do RS (CEHMRS), Jorge Eltz, lembrou que o novo gestor ressaltou a vontade de criar um ambiente de diálogo, transparência e negociação. “Nós esperamos que ele cumpra o que falou e que avance nas reivindicações da categoria médica. Nos últimos quatro anos foi muito difícil a relação com o IPE”, disse. Segundo o diretor, os médicos querem imediata implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) e o reajuste emergencial das consultas e procedimentos.
Há ainda a previsão de que neste ano sejam resolvidas pendências como revisão da tabela. Uma reunião entre as entidades e o novo presidente do IPE deve ser marcada.