Entidades médicas são convidadas a debater regulamentação da profissão de optometrista

Entidades médicas são convidadas a debater regulamentação da profissão de optometrista
Notícias

Categoria:

Compartilhar:

Entidades médicas são convidadas a debater regulamentação da profissão de optometrista

Na próxima quarta-feira, 13, especialistas e entidades da categoria médica participarão de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para discutir o Projeto de Lei do Senado 234/10 , que dispõe sobre a regulamentação da profissão de optometrista. Os presidentes da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Cid Célio Jayme Carvalhaes, da Associação Médica Brasileira (AMB), José Luiz Gomes do Amaral; e do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz D'Ávila; além do oftalmologista Pedro Silveira Gonçalves Filho, foram convidados para o debate.

Em outras ocasiões as entidades médicas já se manifestaram contrárias à regulamentação da profissão, por entenderem que as atribuições do optometrista são conflitantes com as atividades exclusivas dos médicos. De acordo com as diretorias da FENAM, AMB e do CFM, o optometrista não tem capacidade técnica para fazer diagnósticos de doenças graves e um parecer errado pode comprometer a saúde do paciente, que, sem o correto diagnóstico, pode desenvolver doenças graves como câncer, diabetes, entre outras.

A proposta, de autoria do ex-senador Sérgio Zambiasi, define optometrista como profissional com graduação universitária em optometria e prevê que atuais técnicos na área terão o prazo máximo de oito anos, após a publicação da lei, para se graduar. Na comissão, o relator da proposta é o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).

Também participarão do evento o presidente do Instituto Brasileiro de Optometria (IBO) e do Sindicato Nacional dos Optometristas (SNO), Ivan Sciessere; a coordenadora do curso de optometria da Universidade do Contestado (UNC), em Santa Catarina, Patrícia Mara Werner; o coordenador da Clínica de Saúde Visual da Universidade do Contestado (UNC), professor José Luiz Muñoz Escobar; o vice-presidente do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria, Ricardo Bretas; e o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Paulo Augusto de Arruda Mello.

O pedido para a realização da audiência pública é dos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Casildo Maldaner (PMDB-SC), Mozarildo Cavalcanti, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Paulo Paim (PT-RS). O evento será na sala 9 da Ala Alexandre Costa do Senado Federal, às 9h.

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2023-12-01 at 12.32.17 AM

Nova Diretoria do CBC-RS reforça compromisso com o desenvolvimento científico e valoriz...

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo RS (CBC-RS) está sob nova gestão para o próximo biênio. A Diretoria, comandada pela mestre Dra. Dóris M .Lazzarotto e tendo como secretário o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr., traz consigo u...
amb

AMRIGS participa de reunião do Conselho Deliberativo na Bahia

Serão três dias de debates sobre acertos e melhorias entre as Federadas brasileiras. Esta quinta-feira, 30 de novembro, foi marcada pelo começo da reunião do Conselho Deliberativo e de Planejamento Estratégico da Associação Médica Brasileira (AMB). O encontro aconteceu na cidade de Salvador/BA...
ipe

AMRIGS se reúne com direção do IPE Saúde para realinhar reajustes anunciados na tabela ...

Valores divulgados oficialmente apresentaram discrepâncias entre o acordado em encontros anteriores O presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr, se reuniu na manhã desta quinta-feira (30/11) com o diretor de Provimento de Saúde do IPE, Antônio Quint...
plugins premium WordPress