Especialistas discutem carreira médica na AMRIGS

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Especialistas discutem carreira médica na AMRIGS

A quarta-feira (14) foi dia de discutir diferentes assuntos de interesse do médico e dos futuros profissionais da medicina. Durante o talk show “Carreira Médica & Sustentabilidade Profissional”, evento que integra a programação da 28ª Semana do Médico AMRIGS, mais de dez palestrantes discutiram diversos, como a judicialização na saúde, o gerenciamento de tempo, o ensino médico, o empreendedorismo na área médica e a carreira médica no setor público.
A atividade, dividida em três eixos (Acadêmico, Residente e Profissional), foi pensada com foco na formação e sustentabilidade do médico ao longo da carreira, tanto no serviço público quanto no privado. “Nós sabemos que a medicina oferece um amplo espectro de oportunidades , mas , como toda carreira, pode e deve ser planejada”, disse o Dr. Antonio Weston, diretor da AMRIGS e um dos organizadores do ciclo de palestras. 
O vice-presidente e diretor Científico da AMRIGS, Dr. Jair Escobar, abriu o evento, apresentando a associação dos médicos gaúchos ao público presente. Na sequência, o Desembargador Genaro Borges palestrou sobre a cultura de “judicialização”, que enche a Justiça de ações e faz com que as decisões demorem pelo elevado número de processos a serem julgados, muitos dos quais, segundo ele, poderiam ser solucionados por meio da conciliação, como também por instituições que deveriam atuar de forma mais efetiva na sociedade e cumprir o papel para que foram criadas, como as agências reguladoras. 
No painel “Exame AMRIGS – Especialidades” Dr. Antonio Weston e a Dra. Tânia Resener, coordenadora da Residência Médica do Hospital Universitário de Santa Maria, debateram sobre o Exame AMRIGS, desde a elaboração da prova, a abrangência geográfica e a preparação dos postulantes às vagas de residência médica disputadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, por meio do Exame.
A “Carreira Médica no Setor Público” foi uma das principais discussões do encontro. O painel contou com a participação do Secretário da Saúde do Estado, João Gabbardo, e do ex-deputado federal e conselheiro da AMRIGS, Dr. Germano Bonow. Para o secretário Gabbardo, as entidades médicas precisam ficar em alerta com relação à tramitação da Proposta de Emenda Constitucional 454/2009, que institui a Carreira de Estado para o médico no Sistema Único de Saúde (SUS). Com previsão de ser incluída na próxima quarta-feira, 21 de outubro, na pauta de votação do Plenário da Câmara dos Deputados, a proposta estabelece diretrizes para a organização de uma carreira única de médicos, mantida pela União, mas com exercício no serviço público federal, estadual e municipal.  Gabbardo lembrou que determinadas áreas são fundamentais para a sociedade, como a segurança pública, a educação e a saúde, e defendeu uma carreira de Estado para os médicos. “Estamos dialogando com as entidades médicas. Foi criado um grupo paritário, do qual Bonow faz parte, para elaboração do plano da Carreira Estadual de Médico. É um compromisso do governador, que assumi quando tomei posse como seu secretário”, afirmou. 
Clique aqui para conferir a programação da Semana do Médico AMRIGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress