Estado propõe criação de projeto piloto de observatório de prevenção ao suicídio

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Estado propõe criação de projeto piloto de observatório de prevenção ao suicídio

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) planeja a implantação de um projeto piloto para a prevenção ao suicídio. Trata-se de uma iniciativa pioneira que é a criação de um observatório de análise da situação, que irá reunir dados e análises sobre o tema e, assim, subsidiar as políticas públicas.
Proposta de criação de um observatório de prevenção ao suicídio foi apresentada ao secretário João Gabbardo 
A proposta foi apresentada na manhã desta quarta-feira (05) ao secretário estadual da saúde, João Gabbardo dos Reis, pelos membros do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio. O grupo foi criado em 2015 e oficializado por decreto em dezembro de 2016. A coordenação do comitê é da SES, por meio das seções de Vigilância da Violência, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, e de Saúde Mental, do Departamento de Ações em Saúde. Outros órgãos e instituições compõem o grupo, como as secretarias estaduais da Segurança, Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Comunicação, outras áreas da SES, organizações não-governamentais, entre outras. O propósito do comitê é promover a articulação entre os setores que o integram e capacitar áreas da assistência como Atenção Básica, Saúde Mental e Vigilância em Saúde.
O observatório a ser criado pretende ter acesso aos dados de suicídios e tentativas para análises epidemiológicas, demográficas e sociais. O trabalho deverá reunir ainda entrevistas com familiares e pessoas próximas às vitimas, para a identificação de fatores de risco. Com base nessas informações, os gestores poderão propor capacitações e elaborar planos de prevenção. Inicialmente, o projeto deve começar com um piloto em uma região a ser escolhida no Estado, levando em conta dados de incidência. Também segue em estudo um cronograma para a implantação do piloto e sua posterior ampliação.

Números no RS
O Rio Grande do Sul é o estado no país com os maiores índices de suicídios. Por ano, são cerca de 1,1 mil casos registrados, gerando uma taxa de aproximadamente 10 óbitos por 100 mil habitantes, o dobro da média nacional. Oficialmente, foram mais de 3,9 mil tentativas registradas no ano passado, embora ainda haja uma baixa notificação desses casos. Estima-se que ocorra um caso de suicídio efetivado a cada dez tentativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress