Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Estudantes de Medicina aprimoram técnicas de sutura em workshop da AMRIGS

Na última sexta-feira e no sábado, 22 e 23 de novembro, foi realizado, no Centro de Simulação e Treinamento da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), o Workshop de Habilidades Cirúrgicas – Módulo de Sutura Manual, um curso destinado a estudantes de Medicina para o aprendizado e treinamento de técnicas de sutura, paramentação e abordagem instrumental.

O treinamento é promovido pela AMRIGS, em parceria com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo RS (CBC-RS), Instituto Simutec e Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul (SOCIGERS).

Na atividade, os 65 alunos tiveram acesso a todos os equipamentos e materiais adequados para a condução dos procedimentos descritos pelos médicos instrutores. As aulas são desenvolvidas no formato Hands On, aplicando as diretrizes aos instrumentos na prática.

O presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., juntamente com a Dra. Mariana Kumaira, conduziu as aulas teóricas realizadas no primeiro dia e acompanhou os estudantes na fase prática.

“O curso foi muito proveitoso. Ficamos felizes em receber os estudantes aqui na AMRIGS. Prezamos por um espaço de aprendizado e convivência médica, e com o sucesso do workshop fica evidente que estamos proporcionando uma experiência digna aos futuros médicos”, disse o presidente.

O diretor de Comunicação da AMRIGS, Dr. Marcos André dos Santos, visitou o Centro de Simulação durante a atividade e ressaltou a importância do espaço oferecido pela Associação.

“O nosso Centro de Simulação tem todas as condições para um exercício prático, possibilitando a integração entre os estudantes e a troca de conhecimento. Além de ter a expertise de médicos aqui da AMRIGS, eles estão usando materiais de primeira qualidade, simulando o mais próximo da realidade”, relatou Dr. Marcos.

Buscando oferecer suporte aos participantes, integrantes do Departamento Universitário da AMRIGS atuaram como monitores durante as aulas. A presidente do DU, Samira Mohamad Bjaige Collins, auxiliou os acadêmicos e ressaltou o envolvimento dos alunos.

“A participação da monitoria possibilitou uma experiência única de interação com os alunos do curso, de modo a ajudá-los a identificar os diferentes tipos de sutura e os instrumentos utilizados”, contou.

Essa foi a última edição do curso em 2024. Já estão previstas novas turmas para o ano seguinte. Mais informações serão divulgadas no site e nas redes sociais da AMRIGS.

Fonte: Leonardo Radde/ASCOM AMRIGS
Fotos: Andreia Leal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress