Nesta quinta-feira (02/08), ocorreu a Jornada de Aleitamento Materno, realizada pela Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). O evento, que faz parte da Semana Mundial de Amamentação, tem como objetivo disseminar informações e conhecimento sobre amamentação para a comunidade e profissionais da saúde, além de destacar sua importância.
Participaram da mesa de abertura o presidente da AMRIGS, Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto; o Secretário Estadual da Saúde, Dr. Francisco Paz, a representante do Conselho Regional de Nutricionistas ” 2ª região; Rejane Fontoura; e a representante do Conselho Regional de Fonoaudiologia ” 7ª região, Dra. Chênia Martinez. Também estavam presentes o ex-Secretário da Saúde do Estado, Dr. Germano Bonow; e o Dr. Luis Alberto Piccoli, pediatra, que recebeu durante a cerimônia, uma homenagem pelos 36 anos de trabalho dedicados ao tema.
Segundo Dr. Cantalice, é papel do pediatra orientar e divulgar aos seus pacientes as vantagens que a amamentação pode trazer à mãe e ao bebê. Além disso, levou a questão a nível mundial quando comentou a medida anunciada pelos Estados Unidos de alterar uma resolução da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a defesa e promoção do aleitamento materno. Para ele, a medida seria um retrocesso diante dos estudos que comprovam os benefícios proporcionados pelo leite produzido pelas mães.
Para Dr. Francisco, a jornada também tem a finalidade de discutir maneiras de continuar a propagar essa prática. “A nossa sociedade carece de um bom desenvolvimento infantil”, ressaltou.
O Ministério da Saúde aconselha as mães a amamentarem seus filhos exclusivamente até os 6 meses de idade. De acordo com dados da OMS, três a cada cinco bebês não são amamentados na primeira hora de vida, o que pode gerar consequências ameaçadoras às crianças.