Evento na Redenção neste domingo oferece avaliação da saúde respiratória gratuitamente

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Evento na Redenção neste domingo oferece avaliação da saúde respiratória gratuitamente

Neste domingo (19) haverá, no Brique da Redenção, em Porto Alegre, um evento que dará início a um ciclo de ações para incentivar o controle e tratamento adequado de doenças respiratórias crônicas (DRC) no Estado. No “Respira no Parque”, a população poderá esclarecer dúvidas sobre saúde e doenças respiratórias, realizar testes de função pulmonar, avaliar sua saúde respiratória e, nos casos em que houver necessidade, agendar gratuitamente uma espirometria por meio do RespiraNet.
O evento será realizado pela Secretaria Estadual da Saúde e TelessaúdeRS/UFRGS em parceria  com o Instituto de Asma e Alergia do RS (IAAR-RS), instituição filantrópica multiprofissional que promove a saúde respiratória, por meio de ações relacionadas à alergia, asma e tabagismo.
O RespiraNet é o primeiro serviço público de telediagnóstico em espirometria do Brasil. Desde 2013, o serviço permite que a população do RS tenha acesso facilitado ao exame, podendo ser solicitado diretamente por médicos que trabalham em Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A espirometria é um exame que avalia a capacidade respiratória e é essencial para as pessoas com queixas respiratórias crônicas. O teste auxilia no diagnóstico de doenças como asma, enfisema e bronquite crônica. Juntas, essas patologias são a terceira causa de morte no RS.
Além da possibilidade de agendar o exame diretamente na Redenção, o público também terá acesso a materiais educativos sobre prevenção e cuidados com doenças respiratórias. Estas ações tem o apoio da Secretaria Estadual de Saúde do Estado (SES/RS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress