Fepps/Lacen já possui técnicas para diagnosticar Mormo

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Fepps/Lacen já possui técnicas para diagnosticar Mormo

A Seção de Bacteriologia do Laboratório Central do Estado (IPB-Lacen, da FEPPS), coordenada pela Farmacêutica-Bioquímica Loeci Natalina Timm, juntamente com o excelente corpo técnico, está apta para proceder o diagnóstico laboratorial de amostras clínicas de casos suspeitos de Mormo. O diagnóstico definitivo requer o isolamento e identificação da B. mallei, sendo realizado por meio de cultura de sangue, secreções purulentas de lesões cutâneas, abscessos, linfonodos, líquido pleural ou qualquer outro espécime clínico.
Neste sentido, serão empregadas técnicas microbiológicas, disponibilizando os resultados no menor intervalo de tempo possível através do Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial – GAL, com acesso via WEB, disponível 24 horas por dia, nos setes dias da semana. O Laboratório é um dos poucos no Brasil que está apto a realizar de imediato o diagnóstico.
O Diretor Fernando G. F. Kappke destaca que FEPPS/IPB-LACEN é o Laboratório de Referência Estadual em Saúde Pública, sendo importante informar a todos os serviços de saúde que o fluxo de encaminhamento de amostras é através da Vigilância em Saúde, municipais e Estadual. Neste momento, é fundamental o contato junto ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), com acesso diferenciado através do Disque-Vigilância: 150 e/ou e-mail:disquevigilancia@saude.rs.gov.br
O Mormo é uma doença infecciosa causada pela bactéria Burkholderia mallei (B. mallei), que acomete inicialmente os equídeos (cavalos, burros e mulas) e, ocasionalmente, outros animais. Pequenos ruminantes também podem ser infectados se mantiverem contato com animais doentes.
A doença pode ser transmitida em humanos pelo contato direto com secreções e úlceras cutâneas de animais doentes, bem como por meio de objetos contaminados (bebedouros, comedouros, etc.). A bactéria pode penetrar no organismo através da pele e/ou das mucosas dos olhos e nariz, ou fluidos corporais de animais infectados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress