FEPPS/Lacen promove capacitação sobre dengue

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

FEPPS/Lacen promove capacitação sobre dengue

O Laboratório Central do Estado (IPB-Lacen) da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS) promove até sexta-feira (10) capacitação para identificação de vetores da dengue. Servidores das Coordenadorias Regionais de Saúde e dos municípios que atuam na Vigilância Ambiental ou no Programa de Dengue participam do curso, que iniciou na segunda-feira (6).
Conforme explica o diretor do IPB-Lacen, Fernando Kapkke, capacitar mais servidores para identificação de vetores da dengue tem como objetivo descentralizar as atividades da Seção de Reservatórios e Vetores do IPB-Lacen e formar uma rede de laboratórios de Entomologia Municipais e Regionais no Estado. “A iniciativa é importante, pois hoje se registra crescimento dos casos de dengue no Estado, aumentando a preocupação com o combate da doença”, afirmou.
De acordo com a bióloga, mestre, pesquisadora e responsável pela Seção de Reservatórios e Vetores do IPB-Lacen, Fernanda de Mello, a atividade laboratorial é fundamental na vigilância de insetos. “A detecção rápida e eficiente dos vetores de dengue torna possível evitar situações de risco à saúde humana”, explicou.
Em 2015, já foram confirmados 1,1 mil casos de dengue. Apenas neste 1º semestre, o IPB-Lacen identificou 13.307 amostras e 141.477 análises. Sendo a demanda de vetores da dengue a majoritária, 12.889 amostras e 78.549 análises, ou seja, 98% do total das amostras e 55% do total das análises realizadas na Seção.
O IPB-Lacen é integrante do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública / SISLAB e atua como Laboratório de Referência Estadual, coordenando a Rede de Laboratórios de Entomologia, composta de 75 unidades, sendo 15 regionais, 5 intermunicipais e 55 municipais.
O curso está sendo ministrado na Escola Técnica SUS, com a colaboração do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), através da análise das amostras de larvas coletadas pelo Programa Estadual de Controle da Dengue. O diretor Fernando Kappke ressalta que já está prevista e agendada a 2ª Edição deste Curso, que será realizado no período de 17 a 21 de agosto. “Além de agregar diferencial técnico, ficam reforçadas as ações nesta área de importância em Saúde Pública”, acrescentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress