Fiocruz e Fundação Gates definem prioridades contra zika

Fiocruz e Fundação Gates definem prioridades contra zika

Categoria:

Compartilhar:

Fiocruz e Fundação Gates definem prioridades contra zika

Um grupo de trabalho reunido no campus da Fundação Oswaldo Cruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (8), definiu quais áreas de pesquisa devem ser priorizadas para ajudar mães e bebês afetados pelo vírus zika. A equipe, que contou com representantes da Fiocruz, da Fundação Bill & Melinda Gates, do Ministério da Saúde, do CNPq, e de mais dez instituições, analisou quais são as principais lacunas a serem preenchidas na área materno-infantil relacionadas à doença e estabeleceu uma agenda comum de prioridades no enfrentamento à epidemia.
A oficina de trabalho, intitulada Workshop Grandes Desafios Brasil e Zika, determinou que a pesquisa deve se concentrar sobre sete áreas: o desenvolvimento de melhores métodos diagnósticos e de vigilância; o esclarecimento de todas as possíveis consequências neurológicas em bebês afetados pelo vírus; a elucidação da história natural do vírus em bebês e crianças de mães infectadas, tanto sintomáticas quanto assintomáticas; o acompanhamento a longo prazo desses bebês após o nascimento; a necessidade de estabelecer um biorrepositório de amostras e um sistema de compartilhamento de informações; um sistema padronizado para coletar imagens de ultrassom; a elucidação dos determinantes sociais da doença.
O encontro ocorreu no âmbito do programa Grandes Desafios Brasil, que é uma parceria da Fundação Gates com o Ministério da Saúde e o CNPq. Desde 2013, a instituição criada por Bill Gates, fundador e ex-presidente da Microsoft, e a sua mulher, Melinda Gates, já apoiou mais de 30 projetos no Brasil.
Principal interlocutora da Fundação Gates no encontro, Sharon Bergquist definiu o evento como “fantástico” ao seu encerramento. “Pudemos avaliar quais são as principais lacunas no conhecimento até aqui. Agora sabemos quais são as perguntas críticas que precisam ser respondidas, e poderemos desenvolver estratégias de tratamento para crianças e suas famílias”, afirmou. Bergquist destacou ainda que a Fundação Gates e outros parceiros devem disponibilizar fundos para avançar projetos relacionados a cuidados materno-infantis nos casos afetados pelo vírus zika.
Durante a oficina, foi destacada a importância de um estudo de coorte para responder a boa parte das questões levantadas durante os debates. Já há algumas iniciativas em curso como o estudo que vem sendo conduzido em conjunto entre a Fiocruz Bahia, a Fiocruz Pernambuco e o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).
“Muitas lacunas no conhecimento hoje sobre a síndrome de zika congênita podem ser respondidas com uma coorte. É o único desenho de estudo capaz de dar conta da história natural da doença, isto é, entender quais são os problemas que a doença causa, os cofatores que influenciam sua gravidade e os tipos de doença que o bebê pode apresentar depois da exposição da mãe. O único jeito de responder isso é realizando um estudo de coorte com um número grande de recém-nascidos”, disse a coordenadora da Unidade de Pesquisa Clínica do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Maria Elizabeth Moreira Lopes.

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2023-12-01 at 12.32.17 AM

Nova Diretoria do CBC-RS reforça compromisso com o desenvolvimento científico e valoriz...

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo RS (CBC-RS) está sob nova gestão para o próximo biênio. A Diretoria, comandada pela mestre Dra. Dóris M .Lazzarotto e tendo como secretário o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr., traz consigo u...
amb

AMRIGS participa de reunião do Conselho Deliberativo na Bahia

Serão três dias de debates sobre acertos e melhorias entre as Federadas brasileiras. Esta quinta-feira, 30 de novembro, foi marcada pelo começo da reunião do Conselho Deliberativo e de Planejamento Estratégico da Associação Médica Brasileira (AMB). O encontro aconteceu na cidade de Salvador/BA...
ipe

AMRIGS se reúne com direção do IPE Saúde para realinhar reajustes anunciados na tabela ...

Valores divulgados oficialmente apresentaram discrepâncias entre o acordado em encontros anteriores O presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr, se reuniu na manhã desta quinta-feira (30/11) com o diretor de Provimento de Saúde do IPE, Antônio Quint...
plugins premium WordPress