Fórum reúne representantes de programas HIV/aids

Fórum reúne representantes de programas HIV/aids

Categoria:

Compartilhar:

Fórum reúne representantes de programas HIV/aids

O Brasil sediará nesta semana o Segundo Fórum Latino-americano e do Caribe sobre o contínuo de atenção ao HIV, que será aberto pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antonio Carlos Nardi. Nesta segunda edição ” a primeira foi realizada no México em 2014 “, o Fórum promoverá um debate rumo à expansão da resposta eficaz e sustentável ao HIV na América Latina e no Caribe para o cumprimento da meta 90-90-90 e o fim da epidemia de aids como problema de saúde pública até 2030. Um dos objetivos do Fórum é discutir metas de prevenção. O evento será realizado de terça-feira (18/08) a quinta-feira (20/08), no Centro do Rio de Janeiro.
Estarão presentes ao evento representantes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Nicarágua, República Dominicana, Uruguai, Jamaica e Venezuela ” para citar apenas alguns “, entre especialistas de programas nacionais de HIV/aids e da comunidade científica e acadêmica, pessoas com HIV, membros de organizações da sociedade civil e representantes de agências de cooperação técnica e outras instituições relevantes como a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização Pan-americana da Saúde (Opas), o Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/Aids (Unaids), e o Grupo de Cooperação Técnica Horizontal de HIV/AIDS da América Latina (GCTH), entre outros.
Com foco no contínuo de atenção ao HIV (diagnóstico, tratamento com terapia antirretroviral e redução da carga viral a níveis indetectáveis) a ideia é reiterar as alianças existentes com base em uma plataforma consensual de estratégias e medidas para reduzir o número de novas infecções e atingir o maior número possível de pessoas na América Latina e Caribe com supressão efetiva e sustentável da carga viral.
Outros objetivos são reforçar as sinergias e criar uma resposta coordenada ao HIV na região por meio do diálogo e de acordos sobre metas, objetivos e plataformas comuns de intervenção entre todos os participantes; apresentar e discutir as conquistas e desafios relacionados à implementação da “Chamada para Ação” que resultou do evento de 2014; compartilhar as últimas descobertas científicas e discutir suas implicações para a implementação de intervenções prioritárias para a prevenção, cuidados e tratamento na região; analisar e aprovar um conjunto de recomendações de consenso para orientar respostas nacionais à implementação de intervenções eficazes para cuidados e tratamento baseado em evidências, entre outros.
Ao longo dos três dias do evento, sessões plenárias e grupos de trabalho abordarão esses e outros objetivos e construirão um consenso entre todos os participantes. Um grupo de relatores recolherá as contribuições e recomendações ao fim de cada sessão.
Como resultado concreto do encontro, espera-se um acordo sobre as metas regionais de prevenção para 2020, além de uma declaração ” endossada pelos presentes ” com recomendações sobre as intervenções prioritárias a serem realizadas para acelerar o progresso rumo a estas metas. A declaração do Fórum será apresentada e aprovada em sessão plenária final. Além disso, haverá uma exposição permanente de cartazes sobre as cascatas de cuidados e tratamento dos países participantes.
O diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Fábio Mesquita, fechará o encontro na quinta-feira, falando da resposta brasileira ao HIV/aids. O DDAHV participará de todas as etapas do Fórum.

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2023-12-08 at 12.36.04 PM (1)

Compromisso contínuo: AMRIGS fortalece parceria com SOGAMT em noite de posse

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) prestigiou, na noite desta quinta-feira, dia 07 de dezembro, a cerimônia de posse da nova diretoria da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (SOGAMT).  O evento, que marcou o início de um novo ciclo na entidade, contou com a participaçã...
Thumb Site

AMRIGS e Audi reforçam Parceria para Oferecer Condições Especiais na Linha de Veículos ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) ampliou uma parceria estratégica com a Audi, consolidada no estado gaúcho. A distribuidora exclusiva da marca das quatro argolas, Grupo de Concessionárias Top Car, sediada no Rio Grande do Sul, está lançando, neste mês de dezembro, uma série de co...
Thumb

Através de pesquisa, projetos Caravana Digital e Ciclo de Palestras serão reformulados ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), reconhecida no estado e no Brasil como a casa do médico gaúcho, está em processo de reformulação de dois de seus principais projetos científicos: a Caravana Digital e o Ciclo de Palestras. A entidade septuagenária objetiva questionar médicos e mé...
plugins premium WordPress