O Governo do Estado, por intermédio do Gabinete de Políticas Sociais e da Secretaria Estadual da Saúde, e a Assembleia Legislativa vão promover um evento para conscientizar e informar os agentes de saúde e a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. O Rio Grande do Sul é o estado com o maior índice de óbitos de mulheres pela doença no Brasil.
Nesta terça-feira (30), a secretária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum, estiveram reunidos para tratar sobre a realização da atividade. O evento, que será no dia 15 de julho, no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre, vai integrar a programação da Semana Estadual de Luta contra o Câncer de Mama, de 11 a 18 de julho.
“Queremos que o Rio Grande do Sul perca o título de estado com o maior número de mortes por câncer de mama. Para isso, é preciso mobilizar e orientar as mulheres gaúchas”, afirmou a secretária Maria Helena. Ela ainda ressaltou que a forma mais eficaz de prevenção é a realização de mamografias e do autoexame. “Se descoberto precocemente, o câncer de mama tem reais chances de cura”, ressaltou.
A Semana Estadual de Luta contra o Câncer de Mama foi instituída no RS em 2011 pela então deputada Maria Helena Sartori.