O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde, trabalha com a meta de ter em 100% dos municípios gaúchos equipes de saúde da família. Hoje, 75 municípios não contam com essas equipes. O objetivo também é mais do que dobrar a população atendida, passando dos atuais 33% para 70% de cobertura. Para ajudar na formulação dessa proposta, o secretário Ciro Simoni e a diretora do Departamento de Ações em Saúde (DAS), Sandra Fagundes, receberam a visita do diretor da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Aurélio Pinto.
Como o governo federal possui a mesma prioridade, a reunião teve o intuito de conhecer a proposta nacional, fazendo um alinhamento entre os trabalhos de forma a dar sugestões para o Ministério da Saúde e aproveitar ideias de fora, mantendo as especificidades locais.
De acordo com a diretora do DAS, a atenção básica é prioridade pois é a assistência mais próxima da comunidade e que possibilita resolver grande parte dos problemas de saúde. Desta forma, Sandra destaca que esse trabalho é uma das ações que podem ajudar a evitar que muitas pessoas procurem as emergências dos hospitais.
O lançamento da proposta do Estado para a Atenção Básica está previsto para ocorrer no final de abril, trazendo as diretrizes quanto ao financiamento, formação e incentivos à fixação dos profissionais nos municípios.
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.