O Laboratório Central do Estado IPB-LACEN/FEPPS e o Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde emitiram Nota Técnica conjunta 01/2011 de notificação e investigação de bactéria multirresistente portadora do gene KPC, identificada em Porto Alegre, no ano passado. O objetivo desta nota é informar a todos os hospitais do Estado sobre a possibilidade de circulação de bactérias produtoras de KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase, enzima que inativa os antibióticos beta-lactâmicos, entre os quais os da classe Carbapenem).
A Diretora do IPB-LACEN, Raquel Fiori de Souza, informa ainda que a Nota Técnica alertará os hospitais para a investigação laboratorial de germes multirresistentes, através de CCIH`S (Comissão de Controle e Infecção Hospitalar). O IPB-LACEN/FEPPS receberá todas as bactérias multirresistentes de todos os hospitais gaúchos para confirmar e complementar a identificação por Biologia Molecular, conforme preconiza o Ministério da Saúde. "As medidas de controle para impedir a veiculação destas bactérias pelos hospitais do Estado é de grande importância para a comunidade", afirma Raquel.
O Grupo Técnico é formado por técnicos da Vigilância Epidemiológica, da Vigilância Sanitária, do IPB-LACEN/FEPPS e membros da Comissão Estadual de Controle de Infecções Relacionadas à Saúde – CECIRAS. O IPB-LACEN é administrado pela Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde-FEPPS. A instituição é vinculada à Secretaria Estadual da Saúde e também administra o Hemocentro do Estado do RS-Hemorgs, Centro de Informação Toxicológica-CIT/RS, Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CDCT e Laboratório Farmacêutico do RS-Lafergs.
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.