Hospitais credenciados têm 341 leitos para transplante de medula óssea no país

Hospitais credenciados têm 341 leitos para transplante de medula óssea no país

Categoria:

Compartilhar:

Hospitais credenciados têm 341 leitos para transplante de medula óssea no país

O Ministério da Saúde informou ontem (27), em nota, que em 2014 foram feitos 2.076 transplantes de medula óssea. Atualmente, existem 177 hospitais autorizados a fazer transplantes de medula óssea no país, sendo 86 para autólogos (autotransplante), 59 para alogênicos aparentados e 32 para alogênicos não aparentados.
Até o momento, segundo o ministério, 341 leitos estão habilitados a receber o paciente transplantado. O processo de regulação para transplantes não aparentados está em discussão com o Sistema Nacional de Transplantes, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Coordenação-Geral de Regulação do Ministério da Saúde, uma vez que a compatibilidade entre doador e receptor é o fator mais importante para esse tipo de transplante. O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) tem cerca de 3,6 milhões de cadastros no Brasil e é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo, informa o ministério.
Em uma década, o Brasil praticamente dobrou o número de transplantes, passando de 12.722 cirurgias, em 2003, para 23.227, em 2014, acrescenta a nota. De 2003 a 2013, o repasse de recursos cresceu  328%, passando de R$ 327,8 milhões para R$ 1,4 bilhão. A rede credenciada é composta pelos hospitais transplantadores, equipes que fazem transplante, comissões intra-hospitalares de doação e transplantes e organizações de procura de órgãos. Cerca de 95% dos procedimentos são realizados pelo SUS.
Os dados foram enviados a pedido da Agência Brasil. A Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea iniciou quarta-feira (26), em Foz do Iguaçu, no Paraná, um debate sobre o assunto no 19º Congresso Brasileiro de Transplante de Medula. De acordo com médicos que participam do evento, que prossegue até sábado (29), devido à falta de leitos, mais de mil pessoas estão na fila para transplante de medula óssea no Brasil. 
A presidenta da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea, Lúcia Silla, disse, em entrevista à Agência Brasil, na quarta-feira (26), que muitos pacientes esperam atualmente até dois anos para fazer o transplante, quando deveriam esperar apenas sete meses.

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2023-12-08 at 12.36.04 PM (1)

Compromisso contínuo: AMRIGS fortalece parceria com SOGAMT em noite de posse

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) prestigiou, na noite desta quinta-feira, dia 07 de dezembro, a cerimônia de posse da nova diretoria da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (SOGAMT).  O evento, que marcou o início de um novo ciclo na entidade, contou com a participaçã...
Thumb Site

AMRIGS e Audi reforçam Parceria para Oferecer Condições Especiais na Linha de Veículos ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) ampliou uma parceria estratégica com a Audi, consolidada no estado gaúcho. A distribuidora exclusiva da marca das quatro argolas, Grupo de Concessionárias Top Car, sediada no Rio Grande do Sul, está lançando, neste mês de dezembro, uma série de co...
Thumb

Através de pesquisa, projetos Caravana Digital e Ciclo de Palestras serão reformulados ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), reconhecida no estado e no Brasil como a casa do médico gaúcho, está em processo de reformulação de dois de seus principais projetos científicos: a Caravana Digital e o Ciclo de Palestras. A entidade septuagenária objetiva questionar médicos e mé...
plugins premium WordPress