O Hospital Dom Bosco de Santa Rosa inaugurou no dia 16 de novembro a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A cerimônia teve a presença do governador José Ivo Sartori, que ressaltou a importância do empreendimento para a comunidade. “É uma nova infraestrutura não só para o município, mas também para toda a Região Noroeste do estado. Com equipamentos modernos e uma equipe qualificada, os pacientes receberão um atendimento ainda melhor”, destacou.
Com investimento de R$ 2,5 milhões, recursos dos governos federal, estadual e municipal, a unidade tem dez leitos de internação destinados ao atendimento de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, serão 48 profissionais atuando no local, entre médicos, enfermeiros e técnicos.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros também participou da cerimônia de inauguração e destacou o valor da inovação no atendimento. “A nova UTI deste hospital permite o aumento da expectativa de vida do brasileiro. Esta iniciativa se dá pelo fato de que todos os dias nos preocupamos em investir em tecnologias que permitam a inovação de aparelhos e tratamentos, para que o cidadão brasileiro viva ainda mais com qualidade e segurança”, completou.
O secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, disse que os novos leitos eram de extrema necessidade. “É uma região que precisa de mais leitos de UTI por ser distante de Porto Alegre. Então é muito importante a implantação desta estrutura hoje, pois é uma iniciativa irá aproximar a unidade do paciente e qualificar todo o atendimento da região”, afirma.
“É um grande passo para o município e um marco para o Dom Bosco, que a partir de agora passa a ser uma instituição com atendimento de alta complexidade. Com a unidade inaugurada, iniciaremos os atendimentos de cirurgias cardíacas e os procedimentos de hemodinâmica que há tempos estavam nos planos do hospital”, destacou o presidente do Hospital Dom Bosco, Milton Dummel.
Também participaram da cerimônia, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, autoridades locais e profissionais da instituição.