Hospital Moinhos de Vento realiza encontro sobre Controle de Infecção e traz especialistas nacionais e estrangeiros

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Hospital Moinhos de Vento realiza encontro sobre Controle de Infecção e traz especialistas nacionais e estrangeiros

As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas no site da entidade

Na próxima segunda-feira (4 de abril), o Hospital Moinhos de Vento realiza o Encontro de Controle de Infecção da instituição, reunindo especialistas brasileiros e estrangeiros, além de representantes de entidades como a Associação Gaúcha de Profissionais em Controle de Infecção Hospitalar (AGIH). O evento, destinado a profissionais da área da Saúde e a colaboradores do Hospital Moinhos de Vento, acontece das 13h30min às 21h, no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm, localizado no 4º andar do Bloco Hospitalar do Hospital Moinhos de Vento.

A abertura, marcada para as 14h, contará com as presenças do superintendente médico do Hospital, Nilton Brandão da Silva, a presidente da AGIH, Nádia Mora Kuplich, e a supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Moinhos de Vento, Maria de Lourdes Ravanello. A partir das 14h15min, será realizada uma miniconferência com o tema “Enfermeira – link como integrante da gestão em controle de infecção” e a palestrante vai ser a presidente da Federação Internacional de Controle de Infecção, Judith Richards, da Inglaterra, e a coordenadora é a enfermeira Maria de Lourdes Ravanello.

Às 15h, haverá a palestra “Estratégias de higiene ambiental para o controle das infecções hospitalares”, com Adriano Duse, da Escola de Patologia da Universidade de Witwatersrand, da África do Sul. As debatedoras serão as enfermeiras Nádia Kuplich (AGIH) e Maria de Lourdes Ravanello, sob coordenação da enfermeira do SCIH do Hospital Moinhos de Vento, Cristiane Kawski. Mais tarde, após o coffee-break, às 16h30min, acontece a conferência “Higiene das Mãos e sua importância como medida de prevenção de infecções hospitalares”, cujo palestrante será o chefe do Departamento de Prevenção de Infecção, Engil Lingaas, do Hospital da Universidade de Oslo, na Noruega. A coordenadora será a enfermeira Loriane Konkewicz, do SCIH do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Já às 18h, o tema da palestra será “Infecções por Staphylococcus aureus meticilino resistentes”, novamente com Adriano Duse. Os debatedores serão a enfermeira Loriane Konkewicz e Tulio Tonietto, médico intensivista da CTI Adulto do Hospital Moinhos de Vento. A coordenadora será Lisiane Martins, enfermeira do SCIH da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia. A partir das 19h, acontece o painel “Utilização de bundles na prevenção das pneumonias hospitalares: quais são os fatos””, com o médico Engil Lingaas, e os debatedores Cassiano Teixeira, Katia Giugno, Sérgio Pinto Ribeiro, do corpo clínico do Hospital Moinhos de Vento. A coordenadora será a coordenadora médica da Gestão e Processos do Hospital Moinhos de Vento, Sandra Seabra.

Das 20h às 21h acontece o último painel do encontro, que será sobre o “Gerenciamento de antibióticos em hospitais como medida de controle da resistência bacteriana”, com Judith Richards, Engil Lingaas e Angela Ziegler, médica do SCIH do Hospital Moinhos de Vento. A coordenadora será Maritza Cantarelli, médica do Hospital Moinhos de Vento. O evento é aberto ao público, mas tem vagas limitadas. Informações e inscrições no site da instituição (www.hospitalmoinhos.org.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress