Hospital São Lucas testa vacina da dengue em voluntários

Hospital São Lucas testa vacina da dengue em voluntários

Categoria:

Compartilhar:

Hospital São Lucas testa vacina da dengue em voluntários

O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) inicia, no dia 27 de julho, os testes que vão avaliar a eficácia da vacina contra a dengue desenvolvida em parceria entre o National Institutes of Health (Estados Unidos) e o Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O Centro de Pesquisa Clínica do HSL (CPC) será o único do Sul do país a participar do estudo, que envolverá 14 centros e 17 mil voluntários em todo o Brasil. O início dos trabalhos será marcado pela visita do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao HSL.
A aplicação em dose única em humanos é a terceira e última fase de validação da vacina, que tem apresentado excelentes resultados em testes realizados em diferentes partes do mundo. Em Porto Alegre, serão recrutadas cerca de mil pessoas, que passarão pela triagem da equipe responsável e serão acompanhadas por cinco anos. Os voluntários devem ser saudáveis e possuir entre 18 e 59 anos, exceto gestantes. Para participar é necessário realizar agendamento através do telefone (51) 3320-3000, ramal 2031.
O estudo no HSL é coordenado pela pesquisadora do Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB) e professora Cristina Bonorino, tendo como responsável clínico o chefe do Serviço de Infectologia do Hospital, Fabiano Ramos. Além dos testes em voluntários, iguais aos realizados no restante do país, Porto Alegre participará de uma pesquisa sobre a resposta imune que a vacina gera no organismo, avaliando quais mecanismos imunológicos são acionados para gerar memória.
Essa segunda análise será única no país e ocorrerá nos laboratórios de Imunologia Celular, do IPB, e de Imunologia do Estresse, da Faculdade de Biociências da PUCRS. O grupo de pesquisa liderado por Cristina, com quase duas décadas de atuação, é reconhecido nacionalmente no estudo de respostas imunes a vírus e tumores e, por essa razão, conduzirá essa investigação.
A escolha do HSL e da PUCRS para integrar o projeto demonstra a relevância das instituições no cenário brasileiro. “É um reconhecimento da comunidade científica pela qualidade do trabalho desenvolvido na PUCRS em imunologia, bem como pela excelência das instalações e experiência do CPC para a condução de estudos clínicos”, destaca Cristina.

Confira outras notícias

thumb site

DU AMRIGS marca presença na recepção de calouros da Universidade Franciscana em Santa M...

A recepção dos alunos do primeiro semestre de Medicina da Universidade Franciscana (UFN) em Santa Maria, que marcou o início da jornada acadêmica dos novos estudantes, contou com a presença da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e do seu Departamento Universitário (DU), representado p...
240223_CristineRochol_Formatura_SMS-0326

Cerimônia de formatura dos residentes do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre cel...

Na última sexta-feira, 23 de fevereiro, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) sediou a cerimônia de formatura dos residentes do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS-POA). O momento marcou a conclusão de uma importante etapa na jornada acadêmica e profissional na residência ...
Thumb Site

Preciso fazer minha primeira declaração de imposto de renda em 2024. E agora?

Dúvidas sobre como declarar corretamente o Imposto de Renda afligem até mesmo os contribuintes mais experientes. Quem vai fazer a declaração pela primeira vez precisa ter atenção redobrada para evitar os erros que fazem o contribuinte cair na malha fina da Receita Federal. Os estreantes precisam ...
plugins premium WordPress