Terminou na última quarta-feira, 29/06/2011, no hotel Intercontinental, no Rio de Janeiro, a oitava edição do “Health Technology Assessment International Annual Meeting” (HTAi), principal conferência internacional para a discussão de bases conceituais, métodos e aplicações da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apoiou e participou do evento.
Este ano o debate girou em torno do desenvolvimento, uso e disseminação da ATS como forma de promover o acesso a inovações seguras e efetivas pelos sistemas de saúde de cada país, garantindo a sustentabilidade.dos mesmos.
Devido às rápidas e inovadoras possibilidades de aplicação da tecnologia nos mais diversos campos, sua utilização na área da saúde ganha relevância cada vez maior, podendo gerar procedimentos, tratamentos e medicamentos menos invasivos e mais efetivos, além de mais econômicos. Entretanto, ainda devido a essa rápida proliferação de possibilidades, a avaliação de suas efetividades, aplicabilidades, viabilidades econômicas, entre outras questões, devem ser realizadas de modo muito criterioso.
Contando com a presença de profissionais de saúde, acadêmicos e gestores públicos e privados, o HTAi 2011 apresentou debates, palestras e diversos trabalhos acadêmicos em forma de apresentações orais. Três especialistas em regulação da ANS apresentaram pôsteres durante o evento: Aline Mesquita, sobre “Acurácia da Tomografia Computadorizada de Múltiplos Detectores Dual-Source no Diagnóstico da Doença Arterial Coronariana: Revisão Sistemática”; e Flávia Helena Cosmo Vieira da Silva e Jeane Regina Machado, sobre "Insulina Glargina e Insulina Detemir no Controle da Diabetes Mellitus Tipo 1".
Na manhã do dia 29, o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Bruno Sobral, coordenou, ao lado de David Banta, da universidade holandesa de Maastricht, a apresentação de diversos trabalhos reunidos sob o título de HTAi in Health Services (HTAi em Serviços de Saúde).
Na parte da tarde do mesmo dia, já no “pós-encontro”, a gerente-geral de Regulação Assistencial, Martha Oliveira, participou da mesa “Search for Information and scientific evidence on health economics: The Virtual Health Librery” (Busca de informações e evidências científicas na economia da saúde: A biblioteca virtual da saúde).
Martha Oliveira ressaltou que, na avaliação de uma nova tecnologia a ser incorporada ao Rol de Procedimentos e Eventos editado pela ANS, estuda-se não só o “o que” incorporar, mas também o “porquê” e o “como”. Uma ampla discussão com a sociedade, através de câmaras técnicas e consultas públicas também é realizada, o que tem acarretado uma aceitação bastante satisfatória por parte de todos os atores do mercado de saúde em relação aos novos procedimentos.
Em 2012, o HTAi será realizado na cidade de Bilbao, Espanha.
O Diretor da ANS, Bruno SobraL, coordenando uma das apresentações orais
A gerente geral da ANS, Martha Oliveira (com o microfone), na mesa de debate
A especialista em regulação da ANS, Aline Mesquita (à direita), com seu pôster ao fundo
A especialista em regulação da ANS, Flávia Silva (à esquerda), que também teve trabalho apresentado no HTAi
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.