Após nove anos, imagens nas embalagens de tabaco devem ser substituídas para renovar ações de combate ao fumo. Pontos de venda também terão normas.
A atualização das imagens e advertências nas embalagens de tabaco está em discussão pela Anvisa. A proposta é renovar as imagens e frases de alerta que são obrigatórias nas embalagens de todos os produtos fumígenos. As atuais imagens e advertências estão em vigor há nove anos.
De acordo com o texto colocado para discussão, as frases de alerta serão mais diretas e dirigidas aos usuários de produtos fumígenos. Cigarros, fumo para narguilé e outros produtos estarão sujeitos às regras propostas.
São nove propostas de alertas e imagens que tratam de efeitos reais do cigarro como risco de parto prematuro, desenvolvimento de câncer e o peso psicológico do vício.
Nove alertas propostos
” Você envelhece precocemente consumindo este produto.
” Você, grávida, corre o risco de ter um parto prematuro, perder o bebê e até morrer, consumindo este produto.
” Você morre de câncer de pulmão e enfisema consumindo este produto.
” Você brocha e fica impotente consumindo este produto.
” Você sofre o risco de trombose consumindo este produto.
” Você tem câncer na boca, língua e esôfago consumindo este produto.
” Você afasta as pessoas consumindo este produto.
” Você destrói a saúde de quem está ao seu lado consumindo este produto.
” Você perde a sua liberdade ao depender da nicotina consumindo este produto.
A consulta traz apenas as imagens conceituais, já que o material ainda está em discussão e vai passar por uma aprovação final na Anvisa.
Também está em Consulta Pública, a atualização das regras sobre os pontos de venda de cigarros e outros fumígenos. A proposta de resolução lista seis princípios que deverão ser cumpridos pelos estabelecimentos. Entre os princípios estão a proibição de associação do cigarro a êxito sexual, ou à prática desportiva, atribuição de propriedades calmantes, entre outros.
Como participar da consulta pública
A proposta da Anvisa está dividida em duas consultas públicas que têm prazo de participação até o próximo dia 26 de maio.
Para participar basta clicar no nome das consultas acima e acessar a proposta e o formulário de contribuição.