O município de Cachoeirinha recebe a partir desta sexta-feira (31), do Ministério da Saúde, 30 mil doses de vacina para meningite tipo C, que deverão ser aplicadas nas 17 Unidades Básicas de Saúde. O anúncio foi feito na quinta (30), em Porto Alegre, após reunião do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, com o prefeito municipal de Cachoeirinha, Vicente Pires. Foi definido que, neste momento, as vacinas serão aplicadas somente em Cachoeirinha, tendo como público-alvo pessoas abaixo de 20 anos, consideradas de risco. “Esta é a faixa etária onde estão ocorrendo casos, os mais velhos estão mais protegidos”, destacou o secretário da Saúde.
João Gabbardo também informou que está verificando junto ao Ministério da Saúde, a possibilidade de incluir na vacinação bairros de Gravataí, que fazem parte da área de risco.
Conforme o secretário adjunto da Saúde, Francisco Paz, que também participou da reunião, com o óbito da menina de oito anos ocorrido na quarta-feira (29), o município atingiu um nível que recomenda a vacinação, de acordo com os protocolos internacionais. Segundo Paz, a vacinação é indicada neste momento e o monitoramento será feito passo a passo, com avaliações diárias, durante uma semana. Além das doses disponíveis nas UBSs, equipes de Saúde da Família vão atuar nos locais que abrigam vítimas da enchente. O prefeito de Cachoeirinha, Vicente Pires, anunciou que a vacinação vai ocorrer inclusive, sábado e domingo, a fim de garantir doses para as pessoas que trabalham durante a semana.