Instituto Vida Solidária inicia segunda edição do Curso de Confecção de Marmitas

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Instituto Vida Solidária inicia segunda edição do Curso de Confecção de Marmitas

A iniciativa visa o empoderamento de comunidades desfavorecidas para novas oportunidades de renda.

Na última terça-feira, dia 13/06, o Instituto Vida Solidária (IVS) deu início à segunda edição do seu Curso de Confecção de Marmitas, ministrado pelo Chef Jarbas Ramos da Silva. A primeira ocorreu em maio deste ano, com o mesmo objetivo da atual: ensinar comunidades carentes sobre a valorização do alimento e como é possível obter lucro através dele. 

Formado em gastronomia pela Unisinos e participante de outros projetos sociais, Chef Jarbas explica que não conhecia o IVS ao ser chamado para lecionar, mas logo viu um grande potencial no Instituto e nas ações que ele exerce perante as pessoas mais necessitadas. 

“Com a parceria espero que consiga passar o que foi proposto, que essas pessoas consigam ter retorno e ganhos com as aulas, para poderem crescer e obter uma perspectiva de vida melhor”.

A ação tem como diferencial o  princípio de que as comunidades podem ter acesso à boas práticas mesmo com a realidade da escassez de recursos. Nela, também é mostrado aos participantes a importância de utilizar quantidades certas de mantimentos durante o preparo e como ter agilidade dentro da cozinha, tendo em vista o lucro que essa prática pode gerar, tanto para uso pessoal, quanto profissional.

Segundo a coordenadora do IVS, Carmem Reis, o maior critério de avaliação utilizado para analisar o aproveitamento do treinamento, é o quanto os participantes levam de aprendizado para suas vidas. 

“Já teve gente da comunidade ao lado que, após o curso, começou com a entrega de quentinhas nas redondezas e fazem disso seu ganho principal”, conta. 

Outro ponto muito importante mencionado durante a capacitação é a questão da higiene, pouco explorada na cozinha dentro das comunidades. Não entrar com brincos, colares e anéis na cozinha fazem parte das instruções sanitárias do local. 

O principal colaborador desta formação é a Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas, que destina valores a grupos que realizam ações sociais. Mesmo com desafios econômicos, a equipe de colaboradores do Instituto Vida Solidária possui altas expectativas a respeito da realização do curso, que pode gerar novas oportunidades de renda para os alunos.

Fonte: Thainá Borelli | ASCOM AMRIGS

Fotos: Carolina Campos 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress