No mês que simboliza a luta pela conscientização e combate ao câncer de mama, o Instituto de Previdência do Rio Grande do Sul (IPERGS), através do plano de assistência à saúde dos servidores públicos, o IPE-Saúde, realizou nos primeiros nove meses de 2015, mais de 79 mil exames de mamografia, sendo esta a principal forma de prevenção e diagnóstico da doença. A perspectiva é de que até o final do ano sejam feitos mais de 120 mil exames pelo IPE.
Os dados são de janeiro a setembro deste ano e compreendem um universo de 455.967 mil beneficiárias do sexo feminino. Destas, 256.639 são titulares do plano e 199.328 são dependentes.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, e, embora de forma rara, também acomete homens, que segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), representam apenas 1% do total de casos de doença. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura podem chegar a 100%, e por isso a importância do cuidado regular.
De acordo com a médica ginecologista do IPERGS, Ana Maria Castro Manassi, o ideal é que as mulheres realizem anualmente o exame de mamografia após os 40 anos. “Esse exame é fundamental para avaliar possíveis nódulos nas mamas, mas não é o único caminho. Muitas vezes em função da densidade da mama, na mamografia pode não ser possível verificar o tumor ou cisto, nesses casos pode ser indicada a realização de uma ecografia mamária e também uma ressonância magnética complementar”, explicou.
A ginecologista lembra que mulheres que possuem próteses mamárias de silicone também precisam realizar os exames de mamografia, sendo mais comum neste grupo a exigência da ressonância magnética complementar.
Embora a maior incidência da doença ocorra após os 40 anos, é preciso estar atenta aos fatores de risco, como o histórico familiar especialmente relacionado às parentes de primeiro grau, a idade precoce na primeira menstruação (menarca), menopausa tardia (após os 50), idade avançada na primeira gravidez (30 anos) e a nuliparidade (não ter filhos). Nestes casos, o exame pode ser solicitado pelo médico, antes da idade indicada.
Alguns hábitos saudáveis, aliados ao autoexame, são citados como formas de prevenção ao câncer de mama, como: manter o peso corporal adequado, o equilíbrio alimentar, praticar atividades físicas, amamentar e evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
Para saber onde realizar os exames, consulte no site do IPERGS o Guia Médico Hospitalar, onde é possível localizar os credenciados de cada cidade que realizam os exames de mamografia, ecografia mamária e ressonância magnética.