Mateada na Redenção neste sábado promove discussão sobre diabetes

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Mateada na Redenção neste sábado promove discussão sobre diabetes

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) e a Sociedade Brasileira de Diabetes regional RS (SBD-RS) alertam nesta semana para a importância da prevenção à doença. Assim, as entidades divulgam a primeira edição da Mateada Diabética, que acontece neste sábado (19), a partir das 15 horas, no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre. 
O evento, promovido pelo blog “Só + uma DM 1”, é em alusão ao Dia Nacional e Mundial do Diabetes, 14 de novembro. A mateada terá como ponto de encontro o Monumento do Expedicionário (junto à avenida José Bonifácio), de onde o grupo se deslocará para um ponto no parque onde ficará a roda de chimarrão. Na oportunidade, endocrinologistas estarão tirando dúvidas sobre a doença e também serão realizados exames de hemoglobina glicada instantânea. Em caso de chuva, o evento será transferido para o próximo sábado (dia 26).
São mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes no Brasil . No Rio Grande do Sul, a estimativa é que 6,9% da população tenha diabetes, podendo chegar a até 12% quando são considerados aqueles que ainda não diagnosticaram a doença. Entre os fatores de risco estão o colesterol alto ou alterações na taxa de triglicerídeos no sangue, sobrepeso ou obesidade (principalmente se a gordura estiver concentrada em volta da cintura), histórico familiar e hipertensão arterial. 
O diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue. Apesar de ainda não ter cura, tem tratamento, entre eles hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividades físicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress