Médicos de Santa Maria discutem situação do IPERGS

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Médicos de Santa Maria discutem situação do IPERGS

Assembleia realizada na quarta-feira (02/08) reuniu profissionais de saúde do município na luta contra o descaso do Instituto
Os esforços para conscientizar os médicos gaúchos sobre a situação do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS) tiveram uma nova etapa na região central do estado. Profissionais da área médica estiveram reunidos em assembleia geral, promovida pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em conjunto com o Sindicato Médico do estado (SIMERS) e com o Conselho Regional de Medicina gaúcho (CREMERS), na quarta-feira (02/08), em Santa Maria (RS). O evento debateu os honorários do IPERGS congelados há cinco anos e o desmonte progressivo da entidade.
Os valores repassados pelo Instituto aos médicos não são atualizados há seis anos. O plano de saúde possui 7343 médicos credenciados, responsáveis por atender 1026 beneficiários no RS. Em Santa Maria, são 269 profissionais que prestam serviço pelo IPERGS. Recentemente, a entidade teve um aumento de 57% de sua receita no período de cinco anos, alcançando R$1,7 bilhão em 2016. Em 2012 e 2016, as contribuições dos beneficiários do IPE-Saúde sofreram um reajuste. No entanto, a correção dos valores não foi repassada aos médicos conveniados.
Ao final do encontro, os presentes decidiram aumentar a pressão junto à autarquia e também conscientizar os servidores e a população sobre o descaso com a categoria e sobre o atual desmonte do Instituto. Se as negociações não forem satisfatórias, os profissionais devem se descredenciar do IPERGS. A AMRIGS, o SIMERS e o CREMERS participavam, desde 2004, do Grupo Paritário do IPERGS. Mas, retiraram-se de forma coletiva, devido ao descaso da administração e das reivindicações por melhores condições de trabalho.
O evento teve a presença da representante da AMRIGS, Tânia Resener, do diretor do SIMERS, Jorge Eltz, do delegado do Cremers, João Alberto Laranjeira e do representante da Sindomed, João Carlos Veronese Rodrigues. A próxima assembleia está marcada para a quarta-feira (09/08), em Ijuí (RS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress