Médicos devem ficar atentos à regularidade das operadoras de planos de saúde

Médicos devem ficar atentos à regularidade das operadoras de planos de saúde

Categoria:

Compartilhar:

Médicos devem ficar atentos à regularidade das operadoras de planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pediu o apoio aos Conselhos de Medicina para alertar os médicos brasileiros sobre os planos de saúde que não possuem registro ativo junto ao órgão que fiscaliza as operadoras. Nestes casos, segundo o informe, os profissionais e prestadores de serviço que mantiverem relação contratual com empresas cujo registro não esteja regularizado estão atuando de forma precária e arriscada.
 
De acordo com a Lei n° 9.656/98, que estabelece obrigações a serem cumpridas pelas operadoras como forma de manter junto à ANS o exercício regular de suas atividades, “os prestadores de serviço ou profissionais de saúde não poderão manter contrato, credenciamento ou referenciamento com operadoras que não tiverem registros para funcionamento e comercialização, sob pena de responsabilidade por atividade irregular”.

Para conferir a regularidade do registro de uma operadora, basta acessar no site da ANS (http://www.ans.gov.br) a listagem das pessoas jurídicas que tiveram seu registro cancelado ou o formulário que permite identificar se a operadora possui registro ativo na Agência. A busca pode ser feita pelo número de registro na ANS, pelo nome da operadora ou pelo CNPJ.
 
Caso a operadora pesquisada figure na lista de registros cancelados ou de registros ativos junto à ANS, é proibida sua atuação como Operadora de Planos Privados de Assistência à Saúde, bem como a manutenção de contrato, credenciamento ou referenciamento.

Siga os passos abaixo para verificar:
 
Registro Cancelado: Seção “Planos de Saúde e Operadoras > Espaço da Operadora > Registro e Manutenção de Operadoras e Produtos > Cancelamento do Registro de Operadora > Cancelamento de Registro de Operadoras > Veja listagem com Registro Cancelado“.

Formulário de Registro Ativo: Seção “Planos de Saúde e Operadoras > Informações e Avaliações de Operadoras > Consultar Dados”.

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2024-02-20 at 11.34.45 AM

Crescimento da Prova AMB/AMRIGS é pauta em reunião com AMB e federadas brasileiras

Na noite do dia 19 de fevereiro, representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), da Associação Médica Brasileira (AMB) e das federadas dos estados do Ceará (CE), Pará (PA), Pernambuco (PE), Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (SC) e Maranhão (MA) reuniram-se de forma híbrida pa...
WhatsApp Image 2024-02-19 at 4.55.17 PM

Recomendações do 2° Fórum Saúde Mulher estão cada vez mais perto

Prosseguindo com o calendário de encontros do 2° Fórum Saúde Mulher, os grupos multidisciplinares de voluntários estão chegando ao final de mais uma etapa de trabalho, este, designado à preparação da Carta de Porto Alegre, documento que será apresentado oficialmente no XXVI Congresso Brasileiro d...
WhatsApp Image 2024-02-17 at 1.13.43 PM

Rio Grande do Sul conta com mais um empreendimento dedicado à saúde dos gaúchos

A Associação Médica do Rio Grande do Sul teve a satisfação de fazer parte da inauguração do Hospital MonPorto, um marco significativo para o setor de saúde na cidade de Rio Grande e em toda a região sul do estado. A solenidade, realizada na tarde da última sexta-feira, dia 16 de fevereiro, contou...
plugins premium WordPress