A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 09, o VII Círculo de Capacitação de Médicos e Profissionais da Saúde. O evento ocorreu no auditório da SMS e reuniu cerca de 70 profissionais. Fruto de uma cooperação entre a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e a Secretaria da Saúde de Bento, as temáticas estudadas foram as Neoplasias Malignas do Tubo Digestivo. Os médicos Carla Bochi, Jorge Mainhardt, Gerson Junqueira Jr. e Gustavo Andreazza Laporte, apresentaram estudos sobre a incidência de câncer no Brasil e as incidências nos órgãos que compõem o sistema digestivo (Esôfago, Estômago, Pâncreas, Fígado e Cólon).
Os tumores do aparelho digestivo representam juntos uma grande fração dos tumores humanos. São praticamente incuráveis quando apresentam disseminados pelo organismo (metástases volumosas), daí a necessidade de um rastreamento precoce com o intuito de um diagnóstico da neoplasia na sua fase inicial, aumentando assim a possibilidade de cura e a melhoria da condição de sobrevida quando a cura não é possível.
Segundo dados da SMS, 3401 pacientes foram atendidos no período entre 2005 e 2013, na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), do Hospital Tacchini, cujo serviço é referência para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em 22 municípios da região. Entre os mais freqüentes estão o câncer de Mama, Próstata, Colo Retal e Pulmão. Somente em Bento Gonçalves, no mesmo período, o número de pacientes atendidos naquela Unidade saltou de 241 em 2005 para 462 em 2013.