O Memorial da Gratidão, iniciativa da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), é uma homenagem aos profissionais da saúde que trabalharam no combate à COVID-19 e aos que, infelizmente, perderam suas vidas para o vírus. A instalação inédita faz parte da celebração dos 70 anos da entidade gaúcha.
Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), desde o início da pandemia em 2020, mais de 800 profissionais da saúde morreram em função do coronavírus no Brasil, sendo 2,4% no Rio Grande do Sul.
A obra de arte será criada pelo escultor e médico associado AMRIGS, Paulo Favalli, e dividida em três conceitos: a morte, a ciência e a cura. A morte é explicada pelos danos que a doença trouxe às famílias que perderam entes queridos, além de simbolizar os próprios heróis da saúde que sucumbiram ao vírus. A ciência representa a busca por uma solução através de pesquisas e da tecnologia para conter a pandemia. E a cura devolve o paciente à vida, à sociedade e à rotina.
O lançamento do Memorial da Gratidão acontecerá no mês de outubro, época em que se comemora o aniversário da Associação Médica do Rio Grande do Sul e o Dia do Médico.
Fonte: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS
Foto: Reprodução de imagem
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2025 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.