Na noite de 15 de junho, o município de São Luiz Gonzaga, localizado no noroeste do Rio Grande do Sul, foi atingido por um forte temporal. Classificado pela Sala de Situação da Defesa Civil do estado como “microexplosão”, o fenômeno é decorrente de intensa instabilidade associada a uma frente fria, juntamente com o fluxo de umidade do norte do país.
Cerca de 15 mil pessoas foram afetadas e mais de 1,2 mil casas foram atingidas, com estragos em telhados. Segundo a Prefeitura Municipal, quatro escolas, dois postos de saúde, a sede da Secretaria da Saúde e um museu foram danificados, e uma pessoa ficou ferida.
Uma leva de medicamentos e insumos médicos arrecadados pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) também foi destinada às vítimas deste evento climático, além das enchentes. A remessa foi recebida na cidade pelo presidente do Conselho de Representantes da AMRIGS e morador de São Luiz Gonzaga, o médico José Renato Grisólia.
“As medicações foram designadas para a Secretária Municipal de Saúde e estão sendo distribuídas conforme as necessidades para as pessoas da área de cidade afetada, a zona leste. Um dos nossos postos de saúde havia sido reformado recentemente e foi atingido, ficando apenas as paredes em pé”, conta o neurologista.
A respeito da atuação da AMRIGS em relação às cheias do mês de maio, como ponto de coleta e com a distribuição de alimentos, itens de higiene, ração, medicamentos e insumos, Dr. Grisólia acredita que o papel da entidade foi essencial para a saúde gaúcha.
“A Associação Médica teve um desempenho fundamental no atendimento às vítimas dos desastres climáticos, numa rede de solidariedade ainda não vista no estado”, avalia.
Fonte: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS
Foto: Divulgação
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.