Com o objetivo de promover boas práticas na gestão e o uso eficiente dos recursos públicos, o Ministério da Saúde promove o Curso aplicado de Gestão de Custos em Saúde do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC). A ideia é levar às unidades de saúde orientações sobre como o gestor da saúde pode conhecer melhor os custos e planejar ações, melhorando a utilização dos recursos financeiros disponíveis.
A aquisição de medicamentos ou equipamentos são apenas alguns exemplos de situações de consumo em que a metodologia apresentada no PNGC é aplicada. No Espírito Santo e Rio Grande do Sul o curso, simultaneamente, começa hoje (27) e vai até a próxima quin-feira (29).
O Curso Aplicado de Gestão de Custos em Saúde é ministrado por técnicos do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento do Ministério da Saúde (DESID/MS).
A metodologia de custos utilizada pelo PNGC é oferecida gratuitamente a gestores e técnicos do SUS e a expectativa é torná-la referência para unidades hospitalares em todo Brasil.
Em outubro será a vez de Sergipe receber a capacitação. Para Ruberval Leone Azevedo, analista em situação de saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe, a capacitação reforça a importância da promoção de uma cultura de gestão de custos em saúde, além de aperfeiçoar as ações desenvolvidas pelas unidades. “Aprimorar a análise de dados para conhecer melhor os custos em saúde é essencial, porque conhecendo a fundo quanto custa um serviço, você planeja melhor as ações”.
Se você é gestor de unidade de saúde e quer aderir ao PNGC e levar a formação para seu estado, entre em contato com o Ministério da Saúde, por meio de sua Secretaria de Estado de Saúde.
Você pode conferir a agenda nacional de capacitações no próprio portal do Ministério da Saúde e ficar por dentro das próximas adesões!
Mais informações sobre o Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC).