Ministério da Saúde capacita gestores em gestão de custos em saúde

Ministério da Saúde capacita gestores em gestão de custos em saúde

Categoria:

Compartilhar:

Ministério da Saúde capacita gestores em gestão de custos em saúde

Com o objetivo de promover boas práticas na gestão e o uso eficiente dos recursos públicos, o Ministério da Saúde promove o Curso aplicado de Gestão de Custos em Saúde do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC). A ideia é levar às unidades de saúde orientações sobre como o gestor da saúde pode conhecer melhor os custos e planejar ações, melhorando a utilização dos recursos financeiros disponíveis. 
  
A aquisição de medicamentos ou equipamentos são apenas alguns exemplos de situações de consumo em que a metodologia apresentada no PNGC é aplicada. No Espírito Santo e  Rio Grande do Sul o curso,  simultaneamente, começa hoje (27) e vai até a próxima quin-feira (29).
O Curso Aplicado de Gestão de Custos em Saúde é  ministrado por técnicos do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento do Ministério da Saúde (DESID/MS).
A metodologia de custos utilizada pelo PNGC é oferecida gratuitamente a gestores e técnicos do SUS e a expectativa é torná-la referência para unidades hospitalares em todo Brasil.
Em outubro será a vez de Sergipe receber a capacitação. Para Ruberval Leone Azevedo, analista em situação de saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe, a capacitação reforça a importância da promoção de uma cultura de gestão de custos em saúde, além de aperfeiçoar as ações desenvolvidas pelas unidades.  “Aprimorar a análise de dados para conhecer melhor os custos em saúde é essencial, porque conhecendo a fundo quanto custa um serviço, você planeja melhor as ações”.
 
Se você é gestor de unidade de saúde e quer aderir ao PNGC e levar a formação para  seu estado, entre em contato com o Ministério da Saúde, por meio de sua  Secretaria de Estado de Saúde.
Você pode conferir a  agenda nacional de capacitações no próprio portal do Ministério da Saúde e ficar por dentro das próximas adesões!
Mais informações sobre o Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC).

Confira outras notícias

thumb site

DU AMRIGS marca presença na recepção de calouros da Universidade Franciscana em Santa M...

A recepção dos alunos do primeiro semestre de Medicina da Universidade Franciscana (UFN) em Santa Maria, que marcou o início da jornada acadêmica dos novos estudantes, contou com a presença da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e do seu Departamento Universitário (DU), representado p...
240223_CristineRochol_Formatura_SMS-0326

Cerimônia de formatura dos residentes do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre cel...

Na última sexta-feira, 23 de fevereiro, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) sediou a cerimônia de formatura dos residentes do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS-POA). O momento marcou a conclusão de uma importante etapa na jornada acadêmica e profissional na residência ...
Thumb Site

Preciso fazer minha primeira declaração de imposto de renda em 2024. E agora?

Dúvidas sobre como declarar corretamente o Imposto de Renda afligem até mesmo os contribuintes mais experientes. Quem vai fazer a declaração pela primeira vez precisa ter atenção redobrada para evitar os erros que fazem o contribuinte cair na malha fina da Receita Federal. Os estreantes precisam ...
plugins premium WordPress