Ministério da Saúde e UNA-SUS abrem nova turma para curso de saúde da população negra

Ministério da Saúde e UNA-SUS abrem nova turma para curso de saúde da população negra

Categoria:

Compartilhar:

Ministério da Saúde e UNA-SUS abrem nova turma para curso de saúde da população negra


O Ministério da Saúde e a Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS) lançaram uma nova oferta para o curso Saúde da População Negra nesta segunda-feira, 3 de agosto. Os conteúdos promovem o debate sobre o racismo institucional, além de trazer informações gerais sobre a população negra, sua cultura e práticas tradicionais de saúde.

O módulo em educação a distância é voltado a todas as categorias de profissionais de saúde, além de demais interessados no tema. Composto por três unidades e com carga horária de 45 horas, o curso utiliza a modalidade do ensino a distância e é autoinstrucional. Para se matricular, clique aqui.

Acesse a página do curso.

O objetivo é ofertar aos profissionais de saúde oportunidade para refletir e atuar na perspectiva do cuidado centrado na pessoa e na família, visando a melhoria da qualidade de atendimento e a redução das desigualdades, alinhando-se aos princípios do Sistema único de Saúde (SUS) e da Política Nacional Integral da População Negra (PNSIPN).

Recordista no número inscrições desde o lançamento, em 22 de outubro de 2014, o curso obteve um total de 6.672 matrículas. O estado com maior número de inscritos foi São Paulo, com 468, seguido da Bahia, com 361, e de Minas Gerais, com 276. Os alunos matriculados na primeira turma terão até o dia 9 de agosto de 2015 para acessar o ambiente de estudos e concluir as atividades do curso.


ENFRENTAMENTO AO RACISMO INSTITUCIONAL “ Para a diretora do Departamento de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (DAGEP), Kátia Souto, o curso dá visibilidade à questão do racismo, presente na sociedade brasileira e expresso de diversas formas, inclusive no SUS. “Enfrentar esse debate e refletir sobre o racismo institucional é o grande desafio desse curso”, afirma.

Para Souto, o recorde de inscrições reflete o interesse em debater sobre racismo, conhecê-lo, refletir sobre ele e até mesmo transformar as práticas no cotidiano do atendimento ou mesmo da gestão do SUS. “Isso é fundamental. Ao plantar essa semente, poderemos colher também os frutos, que são a redução do preconceito e a discriminação no nosso país e também no SUS”.

Para o secretário executivo da UNA-SUS, Francisco Campos, por tratar de temas como o racismo institucional, à luz da PNSIPN, o curso é de enorme importância para o Sistema Único de Saúde. “Os objetivos educacionais do curso fazem dele um poderoso instrumento para os profissionais de saúde e para a sociedade em geral”.


PARCERIAS “ A iniciativa do curso de Saúde da População Negra é do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP). A produção é da SE/UNA-SUS, com a colaboração dos Departamentos de Apoio à Gestão Participativa (DAGEP/SGEP) e de Gestão da Educação em Saúde (DEGES/SGETS).

 Relembre no vídeo o lançamento da primeira turma do curso.

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2023-12-01 at 12.32.17 AM

Nova Diretoria do CBC-RS reforça compromisso com o desenvolvimento científico e valoriz...

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo RS (CBC-RS) está sob nova gestão para o próximo biênio. A Diretoria, comandada pela mestre Dra. Dóris M .Lazzarotto e tendo como secretário o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr., traz consigo u...
amb

AMRIGS participa de reunião do Conselho Deliberativo na Bahia

Serão três dias de debates sobre acertos e melhorias entre as Federadas brasileiras. Esta quinta-feira, 30 de novembro, foi marcada pelo começo da reunião do Conselho Deliberativo e de Planejamento Estratégico da Associação Médica Brasileira (AMB). O encontro aconteceu na cidade de Salvador/BA...
ipe

AMRIGS se reúne com direção do IPE Saúde para realinhar reajustes anunciados na tabela ...

Valores divulgados oficialmente apresentaram discrepâncias entre o acordado em encontros anteriores O presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr, se reuniu na manhã desta quinta-feira (30/11) com o diretor de Provimento de Saúde do IPE, Antônio Quint...
plugins premium WordPress