No Dia Mundial da Saúde, OMS faz alerta sobre segurança alimentar

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

No Dia Mundial da Saúde, OMS faz alerta sobre segurança alimentar

No Dia Mundial da Saúde, lembrado nesta terça-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para a importância da segurança alimentar. A OMS destaca os desafios e oportunidades associados à segurança alimentar sob o lema “Da produção ao consumo, alimentos sempre seguros”.
De acordo com a OMS, globalmente, mais de 200 doenças são originadas e/ou transmitidas por alimentos contaminados (vírus; bactérias; parasitas; produtos químicos), pelo que será necessária uma ação transfronteiriça e intercontinental, concertada, de modo a garantir a segurança em toda a cadeia de abastecimento alimentar. A estimativa do órgão é que, todos os anos, 2 milhões de pessoas morrem após ingerir comida e água contaminadas.
Dia Mundial da Saúde 2015 é segurança dos alimentos
Como o nosso abastecimento alimentar torna-se cada vez mais globalizado, a necessidade de reforçar os sistemas de segurança dos alimentos em todos os países está se tornando cada vez mais evidente. É por isso que a OMS está promovendo esforços para melhorar a segurança dos alimentos, do campo ao prato (e todo o resto) no Dia Mundial da Saúde, 7 de abril de 2015.
A OMS ajuda os países a prevenir, detectar e responder a surtos de doenças transmitidas por alimentos ” em consonância com o Codex Alimentarius, uma coleção internacional de normas, diretrizes e códigos de prática que abrange os principais alimentos e processos. Juntamente com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a OMS alerta países sobre emergências de segurança alimentar através de uma rede de informação internacional.
Cinco Chaves para uma alimentação mais segura
A segurança alimentar é uma responsabilidade partilhada. É importante trabalhar ao longo de toda a cadeia de produção de alimentos ” de agricultores e fabricantes a fornecedores e consumidores. Por exemplo, a OMS Cinco divulga chaves para uma alimentação mais segura ao oferecer orientação prática para fornecedores e consumidores relacionadas à manipulação e preparação dos alimentos:
Chave 1: Mantenha limpo
Chave 2: Separe alimentos crus de cozidos
Chave 3: Cozinhe bem os alimentos
Chave 4: Mantenha os alimentos a temperaturas seguras
Chave 5: Use água potável e matérias-primas de qualidade
O Dia Mundial da Saúde 2015 é uma oportunidade para alertar as pessoas que trabalham em diferentes setores do governo, os agricultores, fabricantes, varejistas, profissionais de saúde -, bem como os consumidores ” sobre a importância da segurança alimentar, e a parte cada um pode desempenhar para garantir que todos possam se sentir confiantes que a comida no seu prato é segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress