Nota Informativa da Secretaria da Saúde/RS sobre Notificação de Intoxicação Exógena por Agrotóxico no SINAN

Nota Informativa da Secretaria da Saúde/RS sobre Notificação de Intoxicação Exógena por Agrotóxico no SINAN

Categoria:

Compartilhar:

Nota Informativa da Secretaria da Saúde/RS sobre Notificação de Intoxicação Exógena por Agrotóxico no SINAN

Desde 2008, o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a subnotificação dos casos de intoxicação por agrotóxicos é da ordem de 1 para 50, ou seja, para cada caso notificado, há 50 não notificados (PETERSEN, 2015). A exposição ocupacional e/ ou ambiental a agrotóxicos está relacionada a diversos efeitos sobre a saúde humana, seja através da intoxicação aguda ou crônica, podendo apresentar manifestações subclínicas, até casos fatais. A exposição humana ao agrotóxico representa um importante problema de saúde pública, para o qual a vigilância em saúde vem buscando definir e implementar ações de prevenção e promoção à saúde. 
A Portaria Nº. 1.271/2014 do Ministério da Saúde redefiniu a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. A notificação de intoxicação exógena passou a ser obrigatória para todos os profissionais e serviços de saúde públicos ou privados (BRASIL, 2014).
A ferramenta de registro dos agravos discriminados na Portaria Nº. 1.271/2014 é o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), cuja Ficha de Investigação para intoxicação exógena, que inclui intoxicação por agrotóxicos, está disponível neste link.
Os principais sinais e sintomas que caracterizam a intoxicação aguda por agrotóxicos são: irritação de pele, mucosas e vias aéreas superiores, cefaleia, náusea, vômitos, tontura, diarreia, dor epigástrica, cólicas abdominais, sudorese e salivação excessivas, dispneia, hipersecreção brônquica, agitação/confusão mental.
A tabela disponível neste link apresenta um resumo das vias de exposição, sinais e sintomas da intoxicação aguda, por grupo químico.

Confira outras notícias

thumb site

DU AMRIGS marca presença na recepção de calouros da Universidade Franciscana em Santa M...

A recepção dos alunos do primeiro semestre de Medicina da Universidade Franciscana (UFN) em Santa Maria, que marcou o início da jornada acadêmica dos novos estudantes, contou com a presença da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e do seu Departamento Universitário (DU), representado p...
240223_CristineRochol_Formatura_SMS-0326

Cerimônia de formatura dos residentes do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre cel...

Na última sexta-feira, 23 de fevereiro, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) sediou a cerimônia de formatura dos residentes do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS-POA). O momento marcou a conclusão de uma importante etapa na jornada acadêmica e profissional na residência ...
Thumb Site

Preciso fazer minha primeira declaração de imposto de renda em 2024. E agora?

Dúvidas sobre como declarar corretamente o Imposto de Renda afligem até mesmo os contribuintes mais experientes. Quem vai fazer a declaração pela primeira vez precisa ter atenção redobrada para evitar os erros que fazem o contribuinte cair na malha fina da Receita Federal. Os estreantes precisam ...
plugins premium WordPress