Notícias

07/02/2019 - AMRIGS participa de evento sobre telemedicina



Nesta quinta-feira (07/02), o Diretor Científico da AMRIGS, Dr. Marcos Vinícius Ambrosini Mendonça, participou do II Fórum de Telemedicina do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília/DF.



A resolução 2.227/2018 do CFM reconhece uso da tecnologia para atendimentos médicos à distância e define diferentes formas de interação entre profissionais e pacientes.

Segundo Mendonça, médicos tanto no sistema público quanto no privado já se comunicam com seus pacientes e com outros médicos e tem experiências interessantes, mas sem reconhecimento ou proteção legal minimamente adequada.

A utilização de tecnologias disruptivas na saúde não é uma novidade. De acordo com o médico, o CFM se posiciona buscando regulamentar a telemedicina como uma ferramenta que será fundamental para o exercício profissional antes que outras profissões assumam ainda mais o trabalho médico. É importante destacar que a telemedicina, de acordo com a resolução, não substitui o processo de trabalho do médico, mas o complementa.

A resolução está em aberto até dia 06 de abril (60 dias), para que as entidades médicas e a categoria encaminhem sugestões para o aperfeiçoamento da norma.

"Iremos criar espaços para discussão do tema entre as entidades médicas e colegas gaúchos até o prazo dado pelo conselho federal e contribuir para garantir os princípios éticos da profissão e a qualidade do atendimento de saúde para as pessoas", afirma o Diretor da AMRIGS.


(na foto, Dr. Marcos Vinícius; Dr. Edson Prado Machado, vice-presidente do SIMERS; e Dr. Mauro Sparta, Diretor do CREMERS)

Confira o evento na transmissão ao vivo: https://bit.ly/2UIX0Zy

Fonte: Ascom AMRIGS

Fotos: Ascom CFM



Todas Notícias