Notícias

23/05/2019 - Ciclo de Palestras AMRIGS expõe opções de tratamento para fibromialgia



Síndrome não tem cura, mas ainda assim é possível ter uma boa qualidade de vida

Na noite desta quarta-feira (22/05), a Associação Médica do Rio Grande do Sul promoveu, em sua sede, a edição de maio do Ciclo de Palestras. O tema foi a fibromialgia, em alusão ao Maio Dourado.

A atividade iniciou com o Dr. Luciano de Oliveira, falando sobre o tratamento medicamentoso da síndrome fibromiálgica e destacando que os profissionais usam remédios e formas de tratar diferentes. “O primeiro passo é o indivíduo entender que vai precisar de um tratamento crônico, de acordo com a patologia. Mas não são apenas remédios que ajudam as pessoas com fibromialgia”, explica. Segundo Dr. Luciano, a terapia farmacológica deve ser individualizada.



A fisioterapeuta Laurita Castegnaro relatou que o paciente não se apresenta ao profissional da saúde apenas com dor, mas também sofrendo por irritabilidade, sono não reparador e dificuldades na memória, estando sensibilizado em vários aspectos. A questão da depressão também é algo preocupante para quem sofre desta síndrome, em função do conjunto de sintomas. Cerca de 50% dos fibromiálgicos sentem depressão. Para Laurita, a realização de exercícios físicos é muito importante para o tratamento, desde que seja acompanhada por um profissional qualificado. “Atividade física é fundamental, mas precisamos preparar o corpo, que precisa ter condições de fazer isso”, avisa.

É essencial que o paciente tire todas as suas dúvidas a respeito da fibromialgia, mas com as pessoas certas. “Não perguntem ao Google nem às redes sociais. Conversem com um profissional da saúde qualificado”, alertou o palestrante, Dr. João Rizzo. Outro assunto abordado foi a compaixão e a empatia com quem tem a síndrome pois, segundo Dr. Rizzo, “a fibromialgia não tem cura. Ela é uma patologia benigna, onde o aspecto emocional é o grande vilão”.



A próxima edição do Ciclo de Palestras AMRIGS acontecerá no dia 27 de junho, durante o Junho Vermelho. Os temas são diabetes e leucemia. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3014-2033 ou do e-mail capacitacao@amrigs.org.br.

Fonte: Ascom AMRIGS

Fotos: Ascom AMRIGS



Todas Notícias