Notícias

08/06/2019 - Evento em Porto Alegre debate desafios na saúde para União, Estados e Municípios



Ciclo de palestras contou com a participação da AMRIGS

Os desafios para a saúde para a União, Estados e Municípios foram o tema principal do evento Seminário de Gestão, ocorrido nesta sexta-feira (07/06), no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre (RS). A AMRIGS foi representada pela médica e diretora do Exercício Profissional da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Niura Terezinha Tondolo Noro e pela e pela gerente de defesa profissional, Maria da Graça Schneider.

A primeira palestra da tarde foi do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Ele destacou que a atenção primária, modelo que integra prevenção e tratamento e é desempenhado principalmente por médicos de família e equipes de agentes comunitários, será uma das principais bases das ações do Governo Federal na área e comentou que o projeto irá destinar mais recursos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que ampliarem horário de atendimento.

Antes do início do evento, Niura Terezinha Tondolo Noro convidou o Ministro Luiz Henrique Mandetta para participação do II Fórum da Comissão Estadual de Honorários Médicos, que acontecerá no auditório da AMRIGS, no dia 23 de agosto. O evento abordará a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), bem como a saúde suplementar e a carreira médica de estado, entre outros temas.

A Secretária Estadual de Saúde do RS, Arita Bergmann, foi uma das palestrantes do Seminário e apresentou os números referentes ao déficit do Governo Estadual com a área da saúde. Conforme a secretária, os valores somados com remédios, hospitais e prefeituras são significativos e necessitam ser pagos. Arita Bergmann expôs as medidas que o Executivo está tomando para o enfrentamento deste problema.

Também palestrou o presidente da IHF (International Hospital Federation), Francisco Balestrin, que falou sobre os Desafios do Futuro do Hospital. Na sequência, o superintendente-executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, encerrou abordando o tema “Gestão do Corpo Clínico para Geração de Valor ao Paciente”.

O evento, já tradicional na agenda da saúde do RS, atualmente em seu quarto ano consecutivo, é promovido pela Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), em parceria com a Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS) e o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA).



Fonte: Ascom AMRIGS

Foto: Juarez Sant Anna



Todas Notícias