Notícias

14/08/2019 - Secretaria da Saúde abre discussão sobre uma nova política pública de transplantes de órgãos



A secretária da Saúde, Arita Bergmann, e o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, receberam, nesta terça-feira (13), deputados da Frente Parlamentar de Estímulo a Doação de Órgãos e a direção da organização Viavida, que promove a doação de órgãos e tecidos no Rio Grande do Sul.

Os gestores estaduais ouviram as sugestões para melhorar os índices de transplantes realizados no Estado e enfrentar os desafios. “Estamos hoje em sexto lugar entre os estados brasileiros em doações de órgãos, já fomos o primeiro. Queremos trabalhar junto a secretaria da Saúde para voltarmos a ser referência. Esta é uma nova façanha que estamos empanhadas”, disse a vice-presidente da Viavida, Noemia Saltz.

A secretária Arita disse que a área de transplantes de órgãos e tecidos precisa dar um salto de qualidade no Rio Grande do Sul, e para isso irá reformular a política estadual referente ao assunto, ouvindo especialistas, população civil e a experiência de outros Estados, como Santa Catarina e Paraná. Eduardo Elsade ressaltou que o Rio Grande do Sul possui tradição, bons profissionais e expertise. “A desorganização da rede hospitalar é um dos motivos que derrubou o número de transplantes no nosso Estado. Uma boa gestão da saúde é fundamental neste processo”, disse o diretor.

Entre as medidas levantadas estão capacitação de profissionais médicos para o diagnóstico de morte cerebral, eventos de fomento à discussão do assunto entre gestores, políticos e sociedade, elaboração de metas contratuais entre Estado e hospitais de referência em transplantes, criação de um órgão consultivo com participação de diversas entidades, elaboração de leis que reduzam a burocracia e o tempo de espera das famílias doadoras, formas de fiscalização dessas leis, e outras.

Estiveram presentes na reunião os deputados estaduais Fábio Branco e Franciane Bayer e a presidente da Viavida, Maria Lucia Elbern.

Fonte: Ascom SES/RS

Foto: Divulgação SES/RS



Todas Notícias