Notícias

29/08/2019 - Ação do Fumo Zero em Brasília



A AMRIGS esteve presente no XII Seminário Alianças Estratégicas para Promoção da Saúde realizado em Brasília, entre os dias 19 e 21 de agosto. O encontro anual é promovido pela ACT Promoção da Saúde, denominação atual da Aliança de Controle do Tabagismo, uma das maiores ONGs mundiais do setor com foco inicialmente no controle do tabaco e do tabagismo, e atualmente também em outros fatores de risco para a saúde, particularmente alimentação saudável, exercício físico e alcoolismo.

Desde o primeiro seminário a AMRIGS tem sido representada pelo Fumo Zero, pois este encontro fornece informações atualizadas sobre o controle do tabagismo e outros fatores de risco, discussões e treinamento para a prática do advocacy, para influenciamento positivo junto a pessoas e setores decisórios das políticas de saúde. Um dos focos deste encontro foi a obtenção de apoio dos parlamentares federais para a aprovação do PLS 769/2015 (Projeto de Lei do Senado), de autoria do Senador José Serra. Este PLS prevê a proibição da propaganda por vezes disfarçada de produtos de tabaco (particularmente nos pontos de venda), o uso de aditivos nos produtos de tabaco (açúcares, aromatizantes e edulcorantes que tornam cigarros falsamente atrativos e menos danosos), o aumento das advertências sanitárias nas embalagens, e a proibição de fumar em veículos quando houver passageiro menor de 18 anos. Medidas estas que visam a prevenção da iniciação ao tabagismo e a exposição à fumaça do tabaco, de acordo com a Convenção Quadro da OMS para o Controle Mundial do Tabaco.

Um dos parlamentares que mais tem apoiado as leis antifumo e que, mais uma vez, afirmou sua posição inarredável em defesa da saúde da população, o Senador Lasier Martins, afirmou que admira a proposta dos ativistas que batalham pelas leis antifumo, pelo banimento do tabagismo, e pela melhora global do estilo de vida da população brasileira.

Fonte: Marcelo Matusiak

Foto: Arquivo pessoal



Todas Notícias