Notícias

19/09/2019 - AMRIGS e AMB assinam termo de parceria para realização nacional de prova de Residência Médica



Na noite desta quinta-feira (19/09), membros da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e da Associação Médica Brasileira (AMB) assinaram o termo de parceria que expande a aplicação da Prova AMRIGS, válida como seleção para Programas de Residência Médica, para território nacional, a partir de 2020.



O documento da Prova AMB/AMRIGS foi assinado pelo presidente da AMRIGS, Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto, e pelo secretário geral da AMB, Dr. Antonio Jorge Salomão. Também estavam presentes e firmaram a colaboração o coordenador da Prova AMRIGS, Dr. Antonio Weston; a Dra. Clara Trahtman, membro do Conselho de Representantes da AMRIGS, o gerente geral da AMRIGS, Ronald Greco; e o presidente da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC), Carlos Henrique Castro.


- É muito importante para nós, que já atuamos em cinco estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia), estender a realização deste exame que tem quase 50 anos. Ele caracteriza o primeiro passo para quem pretende atuar em uma especialidade ou residência médica. É um marco para novas proezas e avanços na área científica – afirma Cantalice.

Para o coordenador da avaliação, Dr. Antonio Weston, a chancela da AMB significa o reconhecimento à qualidade e excelência do trabalho desenvolvido, características desenvolvidas ao longo dos anos.

- Sabemos da grande importância que tem, a partir deste momento, a participação da AMB com a AMRIGS, transformando-se em uma prova nacional de avaliação do conhecimento médico. O mais importante, é que a Prova AMRIGS possa servir como qualificação do exercício da medicina no Brasil inteiro auxiliando na formação de profissionais de todo o país – anuncia.

O exame é válido como seleção para Programas de Residência Médica com acesso direto (aquelas para as quais os candidatos podem realizar as inscrições sem ter nenhuma especialidade prévia) ou com pré-requisito (aquelas para as quais os candidatos já deverão ter concluído uma especialidade prévia). Também é utilizada como ferramenta de Autoavaliação (para graduandos a partir do 4º semestre e graduados que queiram meramente aferir seus conhecimentos sem participar de nenhum processo seletivo) e para Curso de Especialização.



Fonte: Ana Carolina Lopes/AMRIGS

Fotos: Ana Carolina Lopes/AMRIGS



Todas Notícias