Notícias

17/10/2019 - Reconhecimento ao médico em homenagem na Assembleia Legislativa



Grande Expediente foi dedicado a entidades médicas que representam a categoria

O objetivo do evento na Assembleia Legislativa foi reconhecer os relevantes serviços prestados à saúde da população do estado do Rio Grande do Sul, através de suas entidades representativas. O Grande Expediente do parlamento gaúcho homenageou a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e as outras duas entidades representativas da classe médica no RS: Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) e Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS). O presidente da AMRIGS, Alfredo Floro Cantalice Neto, enalteceu a iniciativa.



- O que se viu tanto no pronunciamento do deputado Dr. Thiago Duarte como dos demais parlamentares que se manifestaram, foi o reconhecimento da importância do trabalho da classe médica para a comunidade como um todo. Em sua essência, o médico sempre faz a mesma coisa, independente do seu local de trabalho. Seja nos hospitais de ponta em ou zonas mais carentes, ele vai sempre atuar em defesa da vida – disse Cantalice.

O autor da proposta, Deputado Thiago Duarte (DEM), fez um resgate histórico da valorização cada vez maior no Brasil do título de especialista.

- A partir de meados dos anos 40, vimos crescer a importância do reconhecimento do título de especialista nas mais variadas áreas. Após a criação do Conselho Federal de Medicina e dos conselhos regionais, houve uma normatização e criação dos títulos de especialista como conhecemos atualmente. Hoje, são reconhecidas 53 especialidades e 54 áreas de atuação da medicina que são as sub-especialidades. Esse foi um avanço importante diante da grande diversificação dos procedimentos médicos e do progresso da ciência – disse.



Durante a sessão, ocuparam a tribuna para se pronunciar, os deputados Sofia Cavedon, Luciana Genro, Sebastião Melo, Tenente Coronel Zucco e Zilá Breitenbach. O ato foi realizado no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na tarde desta quinta-feira (17/10), véspera do Dia do Médico.



Fonte: Ascom AMRIGS

Fotos: Marcelo Matusiak



Todas Notícias