Notícias

31/10/2019 - Comissão Especial do Câncer Infantil e Adolescente debate atendimento em oncologia pediátrica no RS



Na noite desta quarta-feira (30/10), o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto, participou de Audiência Pública da Comissão Especial do Câncer Infantil e Adolescente do RS, ocorrida na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

A reunião teve como objetivo avaliar o modelo de atendimento em oncologia pediátrica no Rio Grande do Sul. Os trabalhos da Comissão são coordenados pelo Deputado Estadual Thiago Duarte.



Segundo dados apresentados pela Dra. Sheila Shuch Ferreira, representando a Secretária da Saúde do RS, Arita Bergmann, a Região Sul é responsável por 18% dos índices nacionais de câncer. Os linfomas e leucemias correspondem a aproximadamente 50% dos casos de câncer no Rio Grande do Sul e a neoplasia é a segunda causa de mortalidade em jovens de 5 a 19 anos.

Para ela, é necessário focar no diagnóstico precoce. Para isso, alerta que “é muito importante que o profissional da saúde que tiver contato com a criança tenha uma alta suspeição dos sintomas”.



No Rio Grande do Sul existem sete unidades habilitadas de oncologia pediátrica. Entre os maiores desafios da área são o fortalecimento dos processos de regulação, a capacitação de profissionais da área da saúde e o monitoramento da qualidade assistencial.

Cantalice é pediatra e gastroenterologista pediátrico e chamou atenção para os locais de atendimento sem oncologistas pediátricos, onde muitos pacientes são tratados. Também destacou o desenvolvimento da oncologia pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio, instituição onde atua, criada na década de 60.



Também estavam presentes o representante do Instituto do Câncer Infantil, Algemir Brunetto; o representante do Hospital Santa Marcelina de São Paulo, Renato Melagnaro; Denise Casanova Villela, do Ministério Público; Enir Madruga de Ávila, da Defensoria Pública; a representante do Instituto da Mama do RS (IMAMA), Cíntia Sebem; o Deputado Estadual, Fábio Branco; e a Deputada Estadual, Franciane Bayer.

Fonte: Ana Carolina Lopes/AMRIGS

Fotos: Ana Carolina Lopes/AMRIGS



Todas Notícias