Notícias

18/11/2019 - Prova AMRIGS testa conhecimentos de estudantes e profissionais



Quase cinco mil candidatos dedicaram o domingo para a realização da Prova AMRIGS, um importante passo para muitos na carreira médica

A Prova AMRIGS, seleção para programas de Residência Médica, foi aplicada em cinco estados brasileiros na manhã deste domingo (17/11). Além do Rio Grande do Sul, o processo foi realizado em Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Foram 4.895 candidatos homologados. Entre as inovações tecnológicas esteve a implantação da foto na ficha do candidato.

- Para esse ano tivemos uma novidade importante na área da segurança que foi a colocação das fotos dos candidatos na lista de presença e nas grades. Isso facilita a identificação, conferência e aumenta, ainda mais, o grau do nível de segurança - afirmou o presidente da Fundatec, Carlos Henrique Castro.

Esse ano, a Prova AMRIGS apresentou características novas. Questões relacionadas ao conhecimento médico desde o princípio da faculdade foram agregadas.

- Foram adicionadas questões a respeito do conhecimento médico que são realizadas ao longo do curso inteiro e não apenas conteúdos das partes clínicas e cirúrgicas do final do curso. É inovador porque amplia o questionamento sobre o conhecimento médico - explicou o coordenador da Prova AMRIGS, Antônio Carlos Weston.

Em 2020, a Prova AMRIGS passará a ser seleção nacional para programas de Residência Médica. A novidade se dá através de uma parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB). Atualmente, a prova é válida como seleção para Programas de Residência Médica com acesso direto (aquelas para as quais os candidatos podem realizar as inscrições sem ter nenhuma especialidade prévia) ou com pré-requisito (aquelas para as quais os candidatos já deverão ter concluído uma especialidade prévia). Também é usada como ferramenta de Autoavaliação (para graduandos a partir do 4º semestre e graduados que queiram meramente aferir seus conhecimentos sem participar de nenhum processo seletivo) e para Curso de Especialização.

- A Prova AMRIGS deixará de ser regional e passará a ser nacional. Já estamos experimentando isso através da parceria com a Fundatec há alguns anos, o que nos deixa preparados para esse crescimento – completou Weston.


Em Porto Alegre, as provas foram aplicadas na PUCRS. No interior, nas cidades de Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Pelotas e Rio Grande. Florianópolis, Joinville, Criciúma e Chapecó foram as sedes em Santa Catarina. No Mato Grosso, a prova aconteceu em Cuiabá. Campo Grande foi a sede de realização do exame em Mato Grosso do Sul. Já em Rondônia, a avaliação aconteceu na capital do estado, Porto Velho. A divulgação do gabarito preliminar ocorre no dia 18 de novembro. O gabarito definitivo será divulgado no dia 27 de novembro.

Calendário:

18/11/2019 - Divulgação do gabarito preliminar e disponibilização da prova.

19/11/2018 (00h até às 18h) - Período de recursos contra gabarito preliminar.

27/11/2019 - Divulgação do gabarito definitivo e respostas dos recursos no site.

29/11/2019 - Publicação de Notas Preliminares.

29/11/2019 - Divulgação das grades de respostas (mediante CPF e SENHA).

02/12/2019 - Período de Recurso Notas Preliminares.

03/12/2019 - Publicação de Notas Definitivas.

03/12/2019 (às 17h) - Último dia para atualização do currículo.

05/12/2019 - Relatório de classificação por Instituição.

10/12/2019 - Disponibilização do Certificado de Bom Desempenho na Prova AMRIGS 2019 para os candidatos que obtiverem no mínimo 60% de acertos do total das questões na prova teórica-objetiva.

10/12/2019 - Disponibilização do Boletim de Desempenho.

Fonte: Ascom AMRIGS

Fotos: Marcelo Matusiak | Maria da Graça Schneider/AMRIGS | Ronald Greco/AMRIGS



Todas Notícias