Notícias

20/02/2020 - Audiência Pública debate ações para fortalecer o combate ao Câncer Infantil



Com presença da AMRIGS, sessão avaliou o modelo de atendimento em oncologia pediátrica no Rio Grande do Sul

Na noite desta quarta-feira (19/02), a diretora do Exercício Profissional da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Niura Terezinha Tondolo Noro, participou de Audiência Pública da Comissão Especial do Câncer Infantil e Adolescente (CECIA), que ocorreu no Espaço da Convergência Adão Pretto, no Palácio Farroupilha.



A reunião foi coordenada pelo deputado estadual, Thiago Duarte (DEM), presidente da Comissão e responsável por apresentar os resultados e compartilhar as impressões da CECIA, após o trabalho e as visitas técnicas realizadas em todo o Brasil.

"A intenção aqui hoje é ouvir suas contribuições e mostrar o que colhemos em nossas viagens e reuniões. Entender o cenário atual da doença no Brasil, no RS e se espelhar nos bons exemplos, são atitudes fundamentais para tomarmos as decisões corretas e melhorarmos os nossos atendimentos", salientou.



Para a relatora da CECIA, a deputada estadual Franciane Bayer (PSB), as visitas técnicas com o olhar in loco, permitem o aprofundamento das questões e auxiliam a compreensão da real complexidade de cada caso.

"Precisamos centralizar nossos especialistas, pois, às vezes, é melhor se locomover até um local e garantir um atendimento de qualidade e também estruturar ainda mais as casas de apoio", explica a relatora.



Representando a AMRIGS, a diretora de Exercício Profissional Niura Terezinha Tondolo Noro, elogiou o trabalho realizado e projetou novas ações para que todos os médicos tenham conhecimento dos encaminhamentos abordados.

"Penso que agora é o momento de nós expandirmos o que abordamos aqui, produzindo um vídeo informativo, com os dados da apresentação, resumindo o trabalho feito e os encaminhamentos aqui propostos. Desta forma, iremos alcançar o maior número de profissionais possíveis", apontou.



A Audiência Pública contou com representantes das principais entidades médicas do Brasil e do Rio Grande do Sul, como o Conselho Federal de Medicina, o Hospital de Clínicas, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS) e o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS).

Fonte: Ascom AMRIGS

Fotos: Vitor Figueiró



Todas Notícias