Notícias

25/03/2020 - Nota Oficial AMRIGS: Coronavírus e o pronunciamento do Presidente da República



Presidente da AMRIGS, Alfredo Floro Cantalice Neto

Assistimos com muita preocupação ao pronunciamento do Presidente da República, Jair Bolsonaro, na noite desta terça-feira (24/03). A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) acredita que o momento crítico provocado pela propagação do coronavírus no país exige união e coordenação de esforços em uma única direção. Entendemos ser inviável e inútil ir no contrafluxo das avaliações epidemiológicas baseadas em evidências, realizadas por especialistas em infectologia na área de assistência.

Precisamos manter o isolamento social de forma ampla, principalmente no período das próximas três semanas. Há um risco grave de causar à população uma falsa impressão de que medidas de contenção social sejam inadequadas, além da temerária afirmação de que trata-se apenas de um resfriado comum.

Pedimos uma atenção especial a todas as pessoas envolvidas para que não faltem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para médicos e profissionais da saúde, especialmente para os que trabalham nas emergências e UTIs.

A AMRIGS dá total apoio ao Ministério da Saúde, através da pessoa do ministro Luiz Henrique Mandetta, por suas atitudes corajosas e baseadas em evidências científicas no combate à pandemia, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Reiteramos nosso apoio, também, às medidas adotadas pelas Secretarias de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre, no sentido de evitar a propagação da doença. Reiteramos à população em geral que fique em casa, para o seu bem e para o bem coletivo.

Alfredo Floro Cantalice Neto
Presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS)



Todas Notícias