Notícias
28/09/2020 - Entidades médicas do RS pedem apoio do Ministério Público Estadual contra a simplificação do Revalida
TweetTema foi abordado em encontro com a participação da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) e Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS)
A principal preocupação em relação à possível simplificação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) é com a baixa do nível de exigência do exame e a consequente desqualificação dos profissionais que atuarão no mercado. Em agosto deste ano, o Senado aprovou o substitutivo do Projeto de Lei que simplifica as normas de realização da prova e prevê um Revalida Emergencial, a ser aplicado dentro de um prazo de 90 dias. Os representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) e do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS) foram recebidos na tarde desta segunda-feira (28/09) pelo procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Fabiano Dallazen, em reunião do Ministério Público do RS.
A AMRIGS foi representada no encontro pelo coordenador da Prova AMB/AMRIGS, Antonio Carlos Weston, que exemplificou o elevado grau de profissionalismo presente na Prova AMRIGS, um exame tradicional e que foi consolidado para aplicação em todo território nacional através de parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB).
Outro aspecto que os integrantes das entidades médicas manifestaram temor é que, sob a alegação de combate à COVID-19, o projeto prevê que poderão participar do exame emergencial os portadores de diplomas médicos expedidos por instituição de educação superior estrangeira, exigindo-se apenas a residência legal no Brasil.
O procurador-geral Fabiano Dallazen, ressaltou que é uma matéria importante pelo impacto que traz no curto e também no longo prazo, comprometeu-se a levar a pauta adiante junto a outras instâncias e defendeu que o tema seja adequadamente debatido no âmbito federal.
Além da AMRIGS participaram do encontro, realizado na sede do Ministério Público Estadual, o presidente do SIMERS, Marcelo Matias; o gerente jurídico do SIMERS, Auro Ruschel e o presidente do CREMERS, Carlos Isaia Filho.
Fonte: Ascom AMRIGS (Marcelo Matusiak/PlayPress)
Fotos: Marcelo Matusiak/PlayPress
Todas Notícias

Nota de Falecimento - Dr. Daniel Soruco Gandarillas - 16/01/2021

Nova gestão do Departamento Universitário da AMRIGS toma posse - 15/01/2021

AMP convidada a integrar o Comitê de Enfrentamento ao coronavírus - 14/01/2021

Nota de Falecimento - Dr. Luiz Carlos Mabilde - 14/01/2021

Diretoria da AMRIGS visita Hospital Regina de Novo Hamburgo - 13/01/2021

Inscrições abertas para concurso de criação de Logo dos 70 anos da AMRIGS - 06/01/2021

Instituto Vida Solidária publica Edital para Eleições 2021 - 05/01/2021

Amrigs e novo secretário da Saúde visitam hospitais de Porto Alegre - 30/12/2020

Mantenha os cuidados contra a COVID-19 - 18/12/2020

Uma homenagem da AMRIGS aos médicos falecidos pela COVID-19 - 18/12/2020

Presidente da AMRIGS visita a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul - 17/12/2020
