Notícias

13/10/2020 - AMRIGS lança plataforma de ensino à distância para atualização de temas da saúde



Apresentação do AMRIGS MasterClass foi marcada por debate sobre o impacto da tecnologia na profissão

Com o objetivo de trazer conteúdo de qualidade através da promoção de ensino continuado, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) anunciou a criação de seu projeto de educação à distância em evento online realizado na noite desta sexta-feira (09/10). A plataforma AMRIGS MasterClass surgiu em 2017 e foi desenvolvida até o momento no intuito de atender uma demanda da profissão, que busca atualização constante na formação de médicos e profissionais de saúde, acompanhando os progressos da área e antenado com as tendências de ensino atuais.

Na abertura das atividades, o presidente da AMRIGS, Alfredo Floro Cantalice Neto, apresentou a iniciativa destacando o público-alvo e o seu valor para as boas práticas na área.

“Essa plataforma proporcionará conhecimento científico aos profissionais da saúde e também à população em geral, mas o nosso foco são acadêmicos, residentes, médicos do estado e de fora que procuram aperfeiçoar sua sabedoria e seguir aprendendo diante de um mundo com novas mudanças. É o último grande projeto da nossa gestão e garanto que é a cereja do bolo que estava faltando”, explica.

O coordenador do projeto e diretor de Comunicação da AMRIGS, Juliano Chibiaque, balizou a decisão de fomentar uma plataforma de educação à distância levando em consideração estatísticas que apontam que o EAD atingiu 2 milhões de alunos no Brasil. Ele também explicou o esforço empregado na criação do projeto, seu aperfeiçoamento e o compromisso com a transmissão de informação de qualidade:

“Começar do zero foi difícil. Desde a criação, a equipe seguiu fazendo reuniões semanalmente para o desenvolvimento da plataforma. Tentei fazer o Núcleo de Comunicação e Marketing cercar-se dos melhores profissionais para trazer conteúdos ricos e de fundamental importância hoje em dia. Nós, como entidade médica, temos o dever de levar o que é certo e verdadeiro, difundindo o conhecimento correto. Essa inquietude é o que nos move e faz correr atrás para trazer o melhor cada vez mais”, explana.

Integrando a proposta do evento, o médico cirurgião Luciano Eifler, apresentou um panorama repleto sobre os avanços tecnológicos e o seu impacto na medicina. Ele aponta que, hoje em dia, o mundo vive conectado e os profissionais de saúde precisam acompanhar as mudanças, tanto na formação quanto na prática diária.

“Vivemos em uma nova realidade, hiperconectados, com a informação na palma da nossa mão e de forma democrática. Hoje, a tecnologia auxilia no conhecimento, apresentando alternativas de ensino amparados na robótica, tecnologia artificial, dispositivos eletrônicos e muitas outras possibilidades. Temos novidades como a telemedicina, que nos salvou nessa pandemia, levando informação e acesso à saúde a diversos cantos do Brasil e também os avanços como a cirurgia laparoscópica e os treinamentos em processo de gamificação, em que os alunos podem usar simuladores para cumprir todas as etapas do procedimento de modo digital e reiniciar em caso de erro, sem dano a pacientes” detalha.

Informação acessível ao público

A plataforma AMRIGS MasterClass já tem diversos conteúdos em vídeos apresentando temas referentes à área da saúde que serão disponibilizados aos seus usuários: associados AMRIGS, estudantes e público em geral, por meio de uma assinatura mensal. Após escolher o plano, o assinante terá acesso ilimitado aos materiais de todos os eventos promovidos pela AMRIGS e disponibilizados na íntegra na ferramenta, como simpósios, entrevistas, seminários, congressos e palestras apresentadas por médicos e demais profissionais tratando sobre diferentes assuntos da saúde.

Fonte: Giovanni Andrade

Fotos: Reprodução de imagem



Todas Notícias