Notícias

13/10/2020 - Evento da AMRIGS orienta sobre cuidados em pacientes com Alzheimer e na relação de familiares e cuidadores



Atenção deve estar não só no paciente, mas em quem cuida deste, sob risco de familiares e cuidadores adoecerem também

O trabalho de cuidar de idosos exige saúde física e mental de familiares e profissionais. Além da atenção e do carinho, conhecimento é fundamental para lidar com todos os tipos de demências e com uma das situações mais comuns no avançar da idade que é o Alzheimer. O tema "Alzheimer: o dia a dia de quem cuida" foi escolhido para próxima edição do Ciclo de Palestras da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), que acontece na quarta-feira (14/10). O evento inicia às 19h, é gratuito e terá transmissão online pela plataforma Sympla.
O objetivo é proporcionar um bate papo com os familiares e cuidadores de pacientes com Alzheimer e trazer conhecimento sobre a melhor forma de procurar ajuda e levar o dia a dia com a condição.

Um dos palestrantes é o médico geriatra, João Senger, especialista em Geriatria e Nutrologia pela AMB, com pós Graduação em Geriatria e mestrado em Saúde Coletiva. Atualmente é presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/RS e pesquisador do Instituto Moriguchi (Centro de Estudos do Envelhecimento).

O médico psiquiatra, Eduardo Hostyn Sabbi que é diretor-proprietário da Vitalis Morada Sênior e presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz RS), também participará do evento.

A mediação será do jornalista e escritor, Fernando Aguzzoli, membro-diretor da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz RS), membro da World Young Leaders in Dementia (WYLD), da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e Ponto Focal Temático em Comunicação e Envelhecimento no International Longevity Centre Brazil (ILC BR). Atualmente é um Atlantic Fellow for Equity in Brain Health pelo Global Brain Health Institute na Trinity College Dublin.

O evento conta com apoio da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz RS) e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Fonte: Marcelo Matusiak

Foto: AMRIGS



Todas Notícias