Notícias

28/11/2020 - AMRIGS moderna e sustentável: usina fotovoltaica possibilita produção de energia limpa e renovável



A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) esteve fechada para atendimento nesta sexta-feira (27/11) devido à troca de transformador, que permite a continuação do funcionamento da usina fotovoltaica da instituição, inaugurada em março deste ano.

Tendo como um de seu valores a promoção de ações para melhoria na qualidade de vida da população, inclusive em questões ambientais que podem impactar na saúde de todos, e pensando sempre em inovação e sustentabilidade, 584 módulos fotovoltaicos foram instalados na AMRIGS em uma área total de 1.284m², cada um com capacidade de 390 watts. A estimativa é que o ganho ambiental seja equivalente a 2.000 árvores plantadas no ano. A operação da energia limpa deixa de emitir na atmosfera 35 toneladas de gás carbônico por ano, que provocam o fenômeno do efeito estufa. Para efeitos de comparação, a capacidade de produção de energia elétrica produzida pela AMRIGS seria suficiente para abastecer 160 residências brasileiras por ano. A potência total da usina será de 230 kWp e a geração anual será de 290 mil kWh.

O projeto da AMRIGS se enquadra em oito dos 17 macro objetivos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas em 2015, relacionados ao desenvolvimento sustentável, colocando a Associação Médica em outro patamar de inovação. Entre os objetivos atingidos com esta ação estão: boa saúde e bem estar; energia acessível e limpa; indústria, inovação e infraestrutura; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; combate a alterações climáticas; vida sobre terra e paz justiça e instituições fortes.

A estrutura da Associação Médica do Rio Grande do Sul é considerada a mais moderna de Porto Alegre na geração de energia elétrica a partir de placas fotovoltaicas. A obra é um planejamento da TRIA Sistemas de Arquitetura, sob coordenação do arquiteto Klaus Bohne, com execução da Norr Energia, sob responsabilidade do engenheiro elétrico, Theodoro Rodrigues.

Fonte: Ana Carolina Lopes e Marcelo Matusiak

Fotos: Ana Carolina Lopes



Todas Notícias