Notícias

16/12/2020 - AMRIGS trilha o caminho do protagonismo no meio médico e na sociedade



Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) quer fortalecer o orgulho de ser médico através da força do associativismo

Relevantes conquistas para a comunidade médica e a participação ativa em temas que envolvem a Saúde no meio político e social são algumas das ambições da Diretoria e Conselho de Representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) que foram recentemente empossados para o próximo triênio. 

A AMRIGS completa 70 anos de história em 2021. A entidade foi fundada diante da necessidade de uma identificação corporativa de um grupo de profissionais que buscava participar do cenário político do país através do associativismo e foi concebida a partir do exemplo de associações profissionais que se formavam ao redor do mundo, além da  influência direta da recém-constituída Associação Médica Brasileira. Desde sua concepção, tinha por objetivo abarcar os médicos do Estado em uma entidade que promovesse o ideal associativista através da atualização na formação acadêmica e profissional, contemplando temas da realização de debates científico-culturais relacionados à Saúde, à Medicina e à vida profissional. Seu primeiro presidente, Paulo Tibiriçá, era, em 1951, presidente da Sociedade de Medicina de Porto Alegre. Em reunião neste mesmo ano, com o presidente da Sociedade de Cirurgia de Porto Alegre, Bruno Marsiaj, foi criada a Associação Médica do Rio Grande do Sul. Desde então, a AMRIGS passou a ser sede de reuniões de entidades médicas, tornando-se referência em atividades científicas da Medicina gaúcha.

A Associação Médica ainda se destaca pela realização da Prova AMB/AMRIGS, aplicada pela primeira vez em 1971. Ao longo dos anos, o exame foi se tornando referência para mais de 60 programas de residência médica em diversos estados brasileiros. Este ano, a Prova teve recorde histórico com um total de 8.162 inscritos, consolidando-se nacionalmente pela qualidade na sua elaboração e pela importância, tanto para quem vai ingressar na Residência Médica, quanto para autoavaliação. Além do Rio Grande do Sul, o processo é realizado em Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

A ampliação da estrutura física da instituição iniciou na década de 1970, precisamente no dia 10 de outubro de 1973. Em 1976, o projeto começou a sair do papel. A conclusão da obra ocorreu em 1990. A inauguração do tradicional Teatro AMRIGS, em 1999, consolidou o investimento cultural da entidade, aprimorando suas atividades.

No âmbito social, o Instituto Vida Solidária (IVS) cumpre um importante papel na sociedade, oferecendo opção de educação no contraturno, cultura e lazer para as crianças e famílias da Vila São Pedro. A unidade está localizada no município de Porto Alegre, na Avenida Ipiranga - 5109, ao lado da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).

A preocupação com o meio ambiente também está presente nas ações da AMRIGS. Este ano, foi inaugurada a usina de energia solar com a instalação de placas com sistemas fotovoltaicos, geradores de energia que utilizam a energia do sol como único combustível. A estimativa é que a área a ser utilizada com placas fotovoltaicas supere os 1.400 metros quadrados com geração de 24.674 kWh/mês (86,31% do consumo). A energia gerada será devolvida para rede e revertida em redução dos valores gastos mensalmente pela entidade.

O protagonismo no ambiente político é uma estratégia que vem dando certo desde os primeiros dias da gestão atual da AMRIGS. A entidade promoveu, no Teatro AMRIGS, debates do primeiro e segundo turnos das eleições para Prefeitura de Porto Alegre, cumprindo todos os protocolos de segurança sanitária para prevenção da COVID-19. Em carta, a AMRIGS oficializou o seu compromisso pelo bem da Saúde na capital gaúcha. O documento foi entregue aos dois candidatos do segundo turno da eleição para Prefeitura de Porto Alegre. O presidente da AMRIGS, Gerson Junqueira Jr, manifestou a intenção da entidade de estar ao lado dos gestores, participando ativamente do debate e ações que fortaleçam a Saúde.

Fonte: ASCOM AMRIGS

Imagem: NCM AMRIGS

 

 



Todas Notícias